Quais são os sintomas de bactéria na garganta?

Perguntado por: ualvim4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

– Dificuldade para engolir; – Algumas pessoas podem sentir dor de ouvido; – Às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula. Na amidalite bacteriana podem aparecer, também, pontos de pus amarelado nas amídalas e pode haver uma camada amarelada na língua.

Gargarejo com água morna e sal
A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas. Para tornar o gargarejo ainda mais potente, você pode adicionar o suco de um limão na mistura.

Para infecções de garganta, como amigdalite e laringite, o período inflamatório pode levar de três a sete dias para passar. No caso de gripes e resfriados, o problema persiste durante todo o quadro sintomático, que pode levar de dez a catorze dias para sarar.

Indicações para um swab de garganta
, talvez seja necessário testar um swab faríngeo para diagnosticar principalmente: Infecção por estreptococos beta-hemolíticos do grupo A (SBHGA) Infecção gonocócica.

GARGANTA

  • Mudanças na voz (“como se tivesse uma batata na garganta”)
  • Dificuldade para engolir ou sensação de que alguma coisa está presa na garganta.
  • Irritação da garganta que não passa.
  • Dor de ouvido.
  • Caroço no pescoço.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.
  • Perda de peso inexplicável.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

Antibióticos

  • amoxicilina.
  • azitromicina.
  • eritromicina,
  • clindamicina.
  • cefalexina.

Geralmente, é transmitida por gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou beijar. Também pode ser provocada quando se compartilha objetos pessoais como copos, xícaras, escovas de dentes, garrafas de água, garfos, colheres etc. com outras pessoas, especialmente se estiverem doentes.

O caseum na garganta ocorre por conta do acúmulo de restos de alimentos, por isso a má higiene bucal tem grande influência no quadro. Também são causas dos cáseos amigdalianos: boca seca, excesso de saliva, acúmulo de muco (como em quadros de rinite e sinusite), maior descamação das células da boca, entre outras.

O que causa garganta inflamada? A garganta inflamada pode ser causada por uma gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite. A inalação de substâncias tóxicas também podem causar irritação na garganta, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou refluxo de alimentos para a garganta.

Faringite Viral
A inflamação na faringe pode ser leve, mas sua evolução deve ser observada, pois pode se tornar grave, com o aparecimento de ulcerações no palato mole e nos pilares posteriores, com formação de placas de pus nos folículos linfóides. Dura em torno de cinco dias quando diagnosticada e tratada prontamente.

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

O paciente com faringite viral pode ter, também, coriza, febre baixa (de até 38,5 °C) e tosse. Já a faringite bacteriana pode causar dores no corpo, aumento de linfonodos cervicais e retroauriculares — ínguas no pescoço e atrás da orelha —, secreção purulenta nas amígdalas e febre alta de início abrupto.

É uma infecção da faringe (garganta) de curta duração, causada por diferentes vírus ou bactérias. Ela é contagiosa através de gotículas eliminadas pelos espirros ou tosse. Os principais sintomas são dor de garganta, dor de cabeça e febre. A condição geralmente se resolve dentro de 7 a 10 dias sem qualquer medicação.

Entre os sintomas das doenças infecciosas, podemos citar febre, dor de cabeça, dor no corpo, dores abdominais, diarreia, náusea, vômito, cansaço, mal-estar, dor ao urinar, corrimento nasal, entre tantos outros.

Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

Sinais de alerta

  1. Dor no pescoço ou na garganta.
  2. Perda de peso.
  3. Início súbito.
  4. Dor, engasgo ou dificuldade em engolir. Na disfagia, alimentos e/ou líquidos não se movem normalmente da garganta (faringe) para o estômago. ...
  5. Refluxo (regurgitação. ...
  6. Fraqueza muscular.
  7. Uma massa no pescoço. ...
  8. Piora progressiva dos sintomas.

Sintomas do câncer de garganta
Dificuldade para engolir; Engasgos frequentes; Presença de lesões esbranquiçadas ou avermelhadas persistentes nessa região (no interior da boca e nas amígdalas) por mais de três semanas; Ínguas no pescoço igualmente persistentes (por período superior a três semanas);

Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.

Dores de garganta persistentes, ou até caroços no pescoço, são sinais para você buscar um médico especialista. O câncer de garganta tende a atingir principalmente quem faz uso frequente de bebida alcoólica e tabaco. Confira neste texto as causas, sintomas e tratamento do câncer de garganta.