Quais são os sintomas de anemia pós-parto?

Perguntado por: tnobrega . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

A anemia pós-parto foi associada a depressão, fadiga e cognição prejudicada.

Para melhorar a absorção do ferro é recomendada a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, disponível nos kiwis, morangos e frutas cítricas, como a laranja e limão. Deve evitar-se excessos de chá ou café, que dificultam esta absorção (Direção Geral de Saúde, 2021).

O paciente com anemia pode se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas. Caso a anemia seja discreta, os sintomas terão intensidade correspondente, sendo mais frequentes e intensos nos casos das anemias mais graves.

Lem- bre que o bebê está em franco crescimento e neste momento isso fica mais evidente. As mães que têm anemia (quando seu sangue apresenta baixa quantidade de hemoglobina) podem amamentar.

A carne magra é uma ótima fonte de proteína e fornece os nutrientes necessários para a amamentação. Ela também é uma ótima fonte de ferro, o que é importante para evitar a anemia. Além disso, contém ácido fólico, outro nutriente importante durante a amamentação.

Nela, a anemia hemolítica e outras complicações, como óbito materno pode ocorrer. No feto, aumenta-se o risco de aborto, parto prematuro, e baixo peso ao nascer. Salvo os casos de infecção por parasitas, uma das principais causas de anemia na gestação tem relação com a alimentação e baixa ingestão de ferro.

Além desses cuidados, é recomendável durante a gestação e até o 3º mês após o parto o uso de sulfato ferroso, que é distribuído nas Unidades Básicas de Saúde. sangramentos na gengiva podem ocorrer mais facilmente durante a gestação, por causa da variação dos níveis hormonais.

“A mulher, chamada tecnicamente de puérpera no período pós-parto, sai do Centro Obstétrico com sangramento. Nos primeiros dias, o fluxo é mais intenso e vai progressivamente diminuindo, podendo persistir por até 40 dias. O normal é se estender entre 15 a 20 dias”, diz o médico.

Vitamina C : Auxilia no funcionamento do sistema imune
O nutriente Auxilia no funcionamento do sistema imune. Além desses benefícios, a vitamina C também auxilia a absorção de ferro, outro nutriente fundamental para o pós-natal.

Normalmente, isso leva cerca de seis meses.

Sintomas de anemia
Cansaço generalizado. Falta de apetite. Palidez de pele e mucosas (parte interna dos olhos e gengivas) Tontura.

Nas anemias crônicas, a baixa na produção de hemoglobina provoca palidez cutânea e nas mucosas, cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia, porque o coração é obrigado a bater mais depressa para garantir o fornecimento ...

Os sintomas da enfermidade incluem cansaço, sonolência, fraqueza, unhas fracas, queda de cabelos, falta de apetite, palidez da pele e das mucosas. O diagnóstico pode ser obtido por avaliação clínica e exames como o hemograma e perfil de ferro.

Alimentos a serem evitados na anemia
Principalmente durante o tratamento da anemia, é orientado evitar a ingestão de certos alimentos na mesma refeição. Isso porque as fonte de cálcio, como leite e derivados, por exemplo, são capazes de diminuir a absorção de ferro no intestino.

VERDADE. Sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias. As mães que têm anemia podem amamentar.

O que não pode fazer amamentando

  • Mãe. ...
  • Bebê ...
  • Tingir os cabelos. ...
  • Tomar remédios sem prescrição médica. ...
  • Praticar exercícios pesados. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Alimentos.

O leite materno é composto em 80% por água, por isso é muito importante que a mulher beba muita água e se mantenha sempre hidratada. Uma das formas de repor os líquidos de maneira saudável e saborosa é optando pelos sucos de frutas. Escolha frutas ricas em água, como melancia e melão, por exemplo.

Frutas cítricas: os cítricos podem ser prejudiciais na função digestiva e causam azia no bebê. Outros alimentos a serem evitados durante a amamentação: pimenta, cebola, alimentos processados, alimentos crus, peixes de carne escura e bebidas alcoólicas.

Veja alguns sucos que estimulam o leite materno de maneira simples e saudável – Existem diversas frutas boas para aumentar o leite materno que podem ser consumidas in natura ou em sucos. Manga, melancia, pêra e maçã são as frutas mais indicadas para melhorar a amamentação.