Quais são os sintomas de alucinações?

Perguntado por: enunes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Na alucinação, um ou mais dos cinco sentidos do paciente (tato, olfato, paladar, visão e audição) pode ser acometido pela percepção de estímulos que não estão realmente ali. Durante um episódio de alucinação, o paciente pode ouvir vozes, ver objetos, sentir gostos ou sentir que estão tocando ele, mesmo que não estejam.

Quando esses sintomas de alucinações ou delírios aparecem, tentar iniciar uma explicação “racional” pode gerar conflito.

  1. Tranquilize o idoso. Use tom de voz tranquilo e pergunte como é o que ele está vendo ou ouvindo. ...
  2. Mude de local onde está acontecendo a situação. ...
  3. Perceba a altura dos sons do ambiente.

Segundo a psiquiatra Erika Mendonça, delírios são crenças exageradas, irrefutáveis. O paciente tem certeza de algo, mesmo sem nenhuma evidência real disso. Já a alucinação é uma percepção de coisas que não estão lá, sejam elas imagens e/ou sons, mas que o paciente acredita com convicção de que são reais.

A ansiedade não causa alucinações. Pode causar pensamentos recorrentes e fixos em situações ou sentimentos que não são reais. Nestes casos, o autoconhecimento e a psicoterapia podem ajudar bastante. Em alguns casos, faz-se necessários o uso de medicações controladas.

Se a alucinação for decorrente do uso de um alucinógeno ela vai durar enquanto durar seu efeito, em geral de duas a três horas.

As alucinações mais comuns na Esquizofrenia são do tipo auditivas, seguidas quase que raramente pelas alucinações visuais. Durante as alucinações auditivas, o paciente pode escutar vozes, sem nenhum estímulo externo a ele, o que é conhecido como alucinação audioverbal.

A depressão psicótica é mais um dos tipos de depressão. Ocorre quando somam-se aos sintomas da depressão maior alguma forma de psicose, como por exemplo alucinações e delírios, como ouvir vozes ou ter sentimentos intensos de inutilidade e fracasso.

A esquizofrênica é uma psicopatologia altamente incapacitante. Entre as alterações mais significativas e perceptíveis no paciente esquizofrênico, podemos destacar a indiferença afetiva, pensamentos confusos e desconexão com a realidade. Em casos mais sérios, as crises podem ser marcadas por alucinações e delírios.

Doença é conhecida pelas alucinações dos pacientes
A esquizofrenia é uma doença psiquiatrica conhecida pelos sintomas de ouvir e ver coisas que, na verdade, não existem. No entanto, estes não são os únicos sintomas da condição. De acordo com o psiquiatra Filipe Doutel, “a doença vai restringindo a vida pessoal.

Veja quais são elas, a seguir.

  1. Paranoide. A esquizofrenia paranoide é associada a delírios de perseguição e grandeza, assim como ideias ilógicas e irrealistas, podendo apresentar alucinações. ...
  2. Hebefrênica. ...
  3. Catatônica. ...
  4. Indiferenciada. ...
  5. Depressão pós-esquizofrênica. ...
  6. Residual. ...
  7. Simples.

Alucinações – As alucinações envolvem uma percepção sensorial de algo que não é real. Por exemplo, ver ou ouvir algo que não existe. Delírios – São frequentemente confundidos com alucinações, os delírios são crenças fixas em algo, apesar das evidências de que elas não sejam verdadeiras.

Ver coisas que “não existem” é geralmente algo que acontece com pessoas com algum tipo de doença mental ou que fazem uso de drogas com efeitos alucinógenos. Um novo estudo revelou, no entanto, que não apenas podemos ter alucinações como provavelmente já tivemos alguma vez na vida.

Oscilopsia é a sensação de que o ambiente ao seu redor está em constante movimento, quando, na verdade, está parado. Geralmente, é um sintoma que aparece como resultado de condições que afetam o movimento dos olhos. Ou a capacidade que o olho tem de deixar as imagens estáveis, principalmente durante movimentação.

Alguns dos sinais de indicam delírio são acreditar ter super-poderes, que se está sendo perseguido por inimigos, que se foi envenenado ou que se foi traído pelo cônjuge, por exemplo, sendo difícil distinguir a imaginação da realidade.

Os tipos de alucinação são: auditivas(tipo mais freqüente), musicais, visuais, táteis, olfativas, cenestésicas, cinestésicas e funcionais.

Os principais sintomas da síndrome positiva (ou tipo I) são alucinações e delírios e da síndrome negativa (ou tipo II) são o embotamento afetivo e a pobreza do discurso. Os primeiros sinais e sintomas da doença aparecem mais comumente durante a adolescência ou início da idade adulta.

Dentro da depressão, ela pode ser manifestada de diversas maneiras, como mediante a alucinações de qualquer tipo, desde delírios até dificuldade de conseguir diferenciar o que é real do que não é (como ver ou ouvir coisas que os outros não vêem ou ouvem, por exemplo).

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

Cérebro. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera no organismo um alto nível de adrenalina, responsável por desencadear os demais sintomas físicos.

O tipo de alucinação mais comum é o auditivo, onde a pessoa ouve vozes que não estão ali, necessariamente.