Quais são os sintomas de alergia no olho?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

Os principais sintomas de alergia ocular são vermelhidão e coceira. Além desses, existem outras manifestações que são mais comuns quando há infecção bacteriana. Olhos lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de ardência e secreção com pus estão entre elas.

As alergias nos olhos são reações exageradas do sistema imunológico e algum alérgeno. Existem várias substâncias irritantes que podem provocar alergia, como ácaros, poeira, pólen, mofo, produtos de limpeza e pelos de animais.

Saiba como proceder em caso de alergia nos olhos

  1. Lavar os olhos com soro fisiológico. ...
  2. Fazer compressas de água fria. ...
  3. Suspender o uso do produto que causou a alergia. ...
  4. Limpar e arejar o ambiente. ...
  5. Usar colírio. ...
  6. Consultar um oftalmologista.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados. O ideal é usar água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes.

Alergias Oculares
Pólen, poeira, pêlos de animais, alguns colírios e soluções para lentes de contato são alguns dos alérgenos oculares mais comuns. Uma reação alérgica a maquiagem também pode provocar o conhecido inchaço nos olhos.

O que pode causar irritação nos olhos? Mudanças climáticas, tempo seco, cansaço, estresse, poeira ou até mesmo um cílios solto são alguns dos fatores que podem provocar a irritação nos olhos.

Como aliviar uma crise de rinite alérgica?

  1. Higienize o seu nariz. Uma dica muito legal é fazer a higienização do seu nariz. ...
  2. Faça uma leve inalação. ...
  3. Tome bastante água. ...
  4. Use as medicações prescritas pelo médico. ...
  5. Higienização frequente. ...
  6. Cuidado com os alergênicos. ...
  7. Uso de medicamentos. ...
  8. Realização da imunoterapia.

As compressas também podem ser feitas com rodelas de batata (crua), chás de camomila e calêndula. Vale lembrar que a calêndula tem propriedades calmantes bastante conhecidas e, por isso, é utilizada para diminuir os sintomas de vários tipos de alergias (que podem causar coceira nos olhos).

Colírio Moura Brasil serve para aliviar irritações, coceiras e vermelhidão dos olhos, quando causadas pelo contato com poeira, vento, calor, fumaça, luz, gases tóxicos ou corpos estranhos.

Recomenda-se que a higiene dos olhos seja feita preferencialmente duas vezes por dia, durante a manhã e a noite, junto com a limpeza do rosto. A limpeza ao redor dos olhos, pálpebras e cílios pode ser feita com sabonete ou adstringente neutro, auxiliada por algodão ou gaze e depois enxaguar com água fria.

Para lavar o olho com muitas secreções, molhe uma gaze com soro fisiológico armazenado previamente em geladeira e passe no sentido do canto do olho para fora. Não se esqueça de usar uma gaze para cada olho, para evitar contaminações.

Como se precaver dos olhos secos ?

  1. 1) Piscar sempre. ...
  2. 2) Use Soro Fisiológico ou Lágrimas Artificiais. ...
  3. 3) Evite Iluminação em excesso. ...
  4. 4) Hidratação é fundamental. ...
  5. 5) Umidifique o ambiente. ...
  6. 6) Se usa Lente de Contato, faça a higiene correta!

O surgimento de coceira nos olhos é quase sempre um sintoma de alergia, seja provocada por comida ou por fatores ambientes, como poeira, pêlos ou fumaça, sendo, nestes casos, conhecida como conjuntivite alérgica.

1) Use gelo ou colheres geladas na região
Basta separar dois cubinhos pressioná-los um em cada olho por alguns minutos. Com isso, o aspecto cansado será diminuído e, no caso do inchaço por alergia, ainda trará um alívio imediato para a coceira e irritação.