Quais são os sintomas de pneumonia silenciosa?

Perguntado por: ogentil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Como perceber os sintomas da pneumonia silenciosa?

  • Respiração profunda e rápida – pode ser identificada com a realização de atividade física, que acentua o sintoma.
  • Respiração ofegante, mesmo em repouso.
  • Indisposição ou cansaço crônico.
  • Baixa saturação de oxigênio, que pode ser medida em casa com o suporte de um oxímetro.

Às vezes a pneumonia pode ser atípica, ou seja, aparecer sem tosse, por exemplo, ou com uma tosse seca, sem catarro — ou até sem febre. Esse tipo de pneumonia pode causar pequenas epidemias familiares ou na escola, e costuma ser causado por vírus ou bactérias mais incomuns, como a clamídia e o micoplasma.

Como detectar
Além dos sintomas já mencionados, os casos mais graves de pneumonia podem apresentar dor torácica, prostração, inapetência e vômitos. “Se for um quadro respiratório de tosse, obstrução nasal e febre por mais de três dias, é interessante que a criança seja examinada.

Onde dói quando uma pessoa está com pneumonia? Normalmente a pneumonia causa dores no peito e no tórax. Crianças podem também referir dor no abdome em alguns casos.

Quais são os tipos de pneumonia mais comuns?

  • Pneumonia bacteriana. Esse é o tipo de pneumonia predominante em crianças, adultos e idosos. ...
  • Pneumonia viral. ...
  • Pneumonia fúngica. ...
  • Pneumonia química. ...
  • Pneumonia hospitalar. ...
  • Pneumonia comunitária.

O diagnóstico radiológico é eficaz para observar a inflamação dos pulmões, porém em muitos casos o médico consegue identificar a doença no consultório, ao escutar, com o auxílio de um estetoscópio, ruídos característicos da pneumonia, os estertores crepitantes, que parecem um barulho de velcro sendo aberto.

Você sabia que existe uma pneumonia silenciosa? Quem sofre com essa condição não apresenta os tradicionais sintomas da doença, a exemplo de falta de ar, febre e dor no peito. Como tudo parece bem, é comum que o paciente demore a buscar socorro.

2 – Exames de sangue
Com um hemograma completo é possível verificar se o sistema imunológico está lutando contra uma infecção. Já com uma cultura de sangue, é possível identificar o germe que está causando a pneumonia e também mostrar se uma infecção bacteriana se espalhou para o seu sangue.

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Os principais sintomas são: febre, calafrios, tosse, dor no peito, dor no tórax e respiração rápida e curta. Em casos mais graves o paciente pode apresentar cianose, aumento da frequência cardíaca, pressão baixa e confusão mental. O tratamento é realizado com antifúngicos.

A pneumonia é uma infecção de vias aéreas inferiores, que inclui, além dos pulmões, estruturas como a traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. O problema, causado por vírus, bactérias e fungos, pode provocar doença leve a grave em pessoas de todas as idades.

A pneumonia é uma doença que afeta os pulmões, desencadeando problemas como tosse, produção de muco, falta de ar e dores no tórax, as quais podem ser intensificadas com uma respiração profunda. Além disso, a pneumonia provoca febre alta, calafrios, alterações na pressão arterial, perda de apetite, mal-estar e fraqueza.

Ao expectorar, o paciente pode perceber um catarro de cor escura, esverdeado, roseado ou até mesmo com manchas de sangue. Em qualquer situação, você pode procurar atendimento médico para identificar a causa para o sintoma.

Seus sintomas iniciais são espirro, coriza, mal estar, febre leve e chiado no peito. Já a pneumonia é uma infecção dos pulmões, causada por algum micro-organismo, geralmente bactérias. Começa com febre alta e causa mal estar bem maior, como falta de força, falta de ar com maior frequência, catarro amarelo e grosso.

Como é a dor no pulmão (dor torácica)?
Infecções respiratórias que acometem a pleura podem gerar dor nas costas persistente e, normalmente, pode estar associada a sintomas como febre, tosse, dificuldade para respirar ou piora da dor ao inspirar profundamente ou espirrar.

Como saber se uma dor nas costas ou no peito é pneumonia? Uma avaliação médica, uma radiografia de tórax simples e alguns exames de sangue podem ajudar a excluir uma pneumonia e dor nas costas simples.

O ideal é buscar um pneumologista quando apresentar sinais de cansaço sem esforço, falta de ar, rouquidão e dor ou chiado no peito. A busca por auxílio médico deve ser imediata caso ocorra tosse com uma quantia significativa de sangue (hemoptise).