Quais são os sintomas da nova gripe de 2022?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Quais são os principais sintomas da gripe?

  1. Febre. É comum que um quadro de gripe apresente febre superior a 38°C, mas isso não significa que não é preciso estar atento ao sintoma nem buscar manter a temperatura sob controle de acordo com a orientação médica.
  2. Dor de garganta. ...
  3. Tosse. ...
  4. Dor no corpo. ...
  5. Dor de cabeça.

As principais queixas dos pacientes são dor de garganta, coriza, obstrução nasal e dor de cabeça. As sequelas, como fadiga e dor de cabeça, podem causar desconforto por semanas ou até meses depois da infecção.

Como é feito o tratamento dessa doença?

  • analgésicos, para a dor no corpo;
  • antitérmicos, para a febre;
  • anti-inflamatórios, para problemas como as infecções de garganta;
  • xaropes para a tosse ou para ajudar na eliminação de secreções.

Os principais são: febre alta com início agudo, dor de cabeça, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse. A doença também pode se manifestar por meio de vômito e diarreia, sendo sintomas mais comuns em crianças.

A maioria dos sintomas dura de cinco a sete dias, com exceção da tosse e do cansaço generalizado, que podem perdurar por até 14 dias2. Ou seja, a resposta de quanto tempo dura uma gripe pode estar mais nos sintomas do que na presença da infecção viral em si.

A ômicron possui mais de 30 mutações na proteína Spike, responsável por levar o vírus para dentro do organismo humano. Ela infecta rapidamente os tecidos do trato respiratório superior ao invés dos pulmões, o que contribui para que ela se dissemine com mais facilidade.

Com a Ômicron, a gente vê uma diminuição dos eventos de perda de olfato e paladar e um aumento de dor de garganta e sintomas respiratórios, como obstrução nasal e coriza”, afirma o presidente da SBI.

Tosse, febre, dores de cabeça e nas articulações são sintomas que têm confundido muitas pessoas nas últimas semanas. Os sinais podem ser indicativos tanto de Covid-19 quanto de H3N2, variante do vírus influenza A.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

Além disso, o novo coronavírus causa febre e tosse seca, enquanto a gripe geralmente causa tosse carregada, com expectoração das secreções que se acumulam na traqueia, brônquios e pulmão. A diarreia também é um sintoma mais recorrente em pacientes com COVID – em especial nos infectados pela variante ômicron.

O tratamento contra o vírus Influenza, independentemente do tipo, é feito com os antivirais, fosfato de oseltamivir (Tamiflu®) e zanamivir (Relenza®). Esses medicamentos somente podem ser prescritos por um médico e estão disponíveis gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde).

Existem frutas que fazem mal para a gripe

  • Algumas pessoas podem apresentar irritação na garganta ou no estômago ao consumir frutas cítricas, se esse é o seu caso, evite;
  • Frutas como a banana e o mamão são ricas em fibras, um componente de difícil digestão. Por isso, tenha cuidado ao consumi-las quando estiver gripado.

Segundo a ciência, itens inflamatórios, como o açúcar, o leite de vaca e o trigo são exemplos disso. É por isso que muitas pessoas acreditam que alguns alimentos gelados, como um sorvete, piora a gripe. Não existem estudos que relacionem diretamente o consumo de comidas geladas às causas da gripe.

A maioria das pessoas acometidas por esse vírus apresentam sintomas leves a moderados e se recuperam sem tratamento especial.
...
Os principais sintomas são:

  • Febre.
  • Tosse seca.
  • Cansaço.
  • Perda de paladar.
  • Perda de olfato.
  • SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)