Quais são os sintomas da leucocitose?

Perguntado por: ngois9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Pessoas com leucocitose podem apresentar um ou alguns dos sintomas abaixo:

  • Reação alérgica nos pulmões que causa respiração ofegante ou problemas respiratórios;
  • Reação alérgica na pele, incluindo urticária, coceira na pele e erupções cutâneas;
  • Tontura, sensação de desmaio ou suor;
  • Dor ou febre no local da infecção;

A maior causa de leucocitose são as infecções , mas também pode ocorrer em outras doenças malignas que afetem a medula óssea ou em doenças inflamatórias e autoimunes .

Quando os níveis de leucócitos estão altos, com valores acima de 11.500 por milímetro cubico de sangue, é um quadro denominado de leucocitose.

No entanto, a única situação em que a leucocitose extrema (por exemplo, maior do que 100.000 células / mm3) pode ser prejudicial ou fatal é a síndrome de hiperleucocito-leucostase associada à leucemia mieloide aguda (LMA).

Laranja, limão, abacaxi, maracujá são algumas opções de frutas cítricas que aumentam a imunidade. Elas são ricas em vitamina C, responsável por aumentar a produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico. Brócolis, couve e outros vegetais verde escuro também colaboram para uma imunidade mais alta.

Os leucócitos da leucemia são atípicos, incapazes de combater agentes infecciosos. Se nas infecções é comum os leucócitos ficarem ao redor de 20.000-30.000 células/ml, nas leucemias este número ultrapassa facilmente as 60.000 células/ml, podendo chegar a mais de 100.000 células/ml.

O médico hematologista é apto a identificar irregularidades de contagem sanguínea – ou seja, a taxa dos glóbulos vermelhos (também denominados hemácias ou eritrócitos) e dos glóbulos brancos (também denominados leucócitos).

A leucemia se caracteriza pela produção excessiva e inapropriada de leucócitos defeituosos, ultrapassando, normalmente em muito, os valores sanguíneos normais ou esperados para casos de infecção. Algumas leucemias podem se apresentar com mais de 100 mil leucócitos/ml.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Os padrões clássicos de reações às infecções bacterianas e virais são bem conhecidos: em infecções bacterianas têm-se leucocitose com neutrofilia, algumas vezes com desvio à esquerda e, em infecções virais, poderemos ter linfocitose, eventualmente linfopenia e presença de linfócitos atípicos.

Características dos leucócitos
Em uma pessoa saudável a quantidade de leucócitos pode variar entre 6 mil e 10 mil por milímetro cúbico de sangue.

Valores de referência para o exame de leucócitos
Contudo, eles costumam ficar na faixa dos 4.500 aos 10.000 glóbulos brancos/mcL. Contudo, qualquer resultado de exame deve ser avaliado em conjunto com a história clínica do paciente e apenas um médico poderá interpretar o verdadeiro significado do resultado.

Os leucócitos, também denominados glóbulos brancos, são um grupo de células constituído por neutrófilos, basófilos, eosinófilos, linfócitos e monócitos que têm a função de proteger o organismo contra infecções.

Diagnóstico de leucocitose neutrofílica
Os médicos fazem com frequência um exame de sangue chamado hemograma completo. Esse exame pode ser feito devido a muitos sintomas diferentes, incluindo sinais de infecção (tais como febre, tosse ou dores abdominais), ou sinais de doença crônica (como perda de peso ou fadiga).

Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são as células que agem na defesa do nosso organismo, trabalhando para combater alergias, infecções e, por isso, são fundamentais contra a presença de micro-organismos que causam doenças como vírus, bactérias e parasitas.