Quais são os sintomas da intoxicação por carambola?

Perguntado por: egomes5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Os sintomas incluem soluços incoercíveis, vômitos, paresias e pareste- sias de membros superiores e inferiores com perda da força muscular, vários distúrbios da consciência em graus varia- dos, como agitação psicomotora, confusão mental, convul- sões, com alguns pacientes evoluindo para óbito5 - 1 3, a maioria em ...

Confira, a seguir, os alimentos mais recomendados para tratar a intoxicação alimentar:

  • mingau de amido de milho;
  • chás com açúcar, mas sem cafeína. ...
  • maçã e pera cozidas e sem casca;
  • banana;
  • cenoura e batata cozidas;
  • arroz branco ou massa sem molhos ou gorduras;
  • frango grelhado ou cozido.

Coma frutas aquosas, como melancia, abacaxi e laranja. Por possuírem muita água, essas frutas aumentam a produção de urina e melhoram o funcionamento dos rins. Evite bebidas alcoólicas nesse período — A dica parece óbvia, mas nem todos fazem ideia de como o álcool atrapalha o processo de limpeza do organismo.

Realmente, quem tem problemas renais crônicos deve evitar ingerir carambola. Segundo o reumatologista Thiago Bitar, a fruta contém uma substância denominada caramboxina que pode ser nociva para o paciente renal, pois ele não consegue eliminá-la por completo do organismo, já que seus rins não filtram adequadamente.

Para os humanos, a carambola pode ser uma fruta tóxica devido à substância caramboxina, um aminoácido parecido com a fenilalanina. Em algumas pessoas, tal composto pode causar agitação, pois age diretamente no sistema nervoso.

Uma explicação para essa impressão deixada na população pode ser mesmo a toxina presente na fruta, que pode ter sido um fator de seleção natural, fazendo com que espécies de pássaros em determinadas regiões evitem ao máximo a fruta.

Há duas opções: entrar em contato com os Centros de Intoxicações Públicos (CIATS) ou os centros privados (atendimento de emergência) pelos telefones informados nos rótulos. Ambos os serviços são gratuitos.

Confira 6 passos para desintoxicar o organismo

  1. Desembale menos, descasque Mais. Diminua o estoque de alimentos e produtos industrializados no armário. ...
  2. Hidrate-se muito bem. ...
  3. Diminua o açúcar. ...
  4. Inclua frutas vermelhas no cardápio. ...
  5. Consuma Alimentos Termogênicos. ...
  6. Folhas verdes escuras.

Tratamento: é essencial assistência respiratória, manter vias aéreas, oxigênio se necessário. Monitorar respiração, pressão arterial, sinais vitais. Ingesta: Para BZD de ação muito curta, nunca induzir vômitos, início de depressão e coma podem ser rápidos.

Paciente com intoxicação alimentar deve fazer repouso e ingerir muito líquido. Nos casos de perda maior de líquidos e risco de desidratação, devem ser indicados medicamentos para controlar as náuseas e os vômitos, assim como administrar a reposição de líquidos e sais por via endovenosa.

Comer carambola ou tomar seu suco pode ser fatal para pacientes com insuficiência renal crônica devido a uma toxina presente na fruta que deixa de ser filtrada pelos rins.

Por exemplo, o consumo de cinco a seis unidades do fruto todos os meses durante 2 a 3 anos e o consumo de uma carambola por dia durante um ano foram relatados como causadores de toxicidade. No entanto, não há um consenso sobre qual é a dose em que a fruta pode se tornar tóxica.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Ela pode proporcionar benefícios à saúde devido à presença de nutrientes, substâncias antioxidantes e por ser rica em sais minerais. Entretanto, se consumida em excesso, pode causar danos nos rins por causa da alta concentração de oxalatos.

Cuidados no consumo
Por isso, recomenda-se que pessoas que sofrem dessa condição evitem o consumo da fruta e, principalmente, de seu suco.

Favorecer o emagrecimento
A carambola também é rica em água, ajudando a eliminar o excesso de líquido corporal e desinchando, e tem poucas calorias, sendo uma ótima opção para incluir em dietas para perda de peso.

"Rica em vitamina C, a carambola é uma fruta com função antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres presentes nas células. Ela possui muitos minerais, como potássio, que ajuda nas funções musculares, combatendo o estresse oxidativo das células e membranas.

vitamina C

Rica em vitamina C, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno, a fruta tem função antioxidante e diurética. Verão é época de carambola! Rica em vitamina C, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno, a fruta tem excelente função antioxidante e diurética.

O carvão vegetal é um remédio para eliminar as toxinas presentes no organismo, diminuindo os sintomas de intoxicação. Além disso, o carvão também ajuda a reduzir os gases intestinais. Para que ele tenha efeito na intoxicação alimentar, é recomendado que seja tomada 1 cápsula de carvão vegetal por 2 dias!

A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Como é o tratamento e quanto tempo dura

  1. Mantenha uma dieta leve. Basta evitar gordura demais e alimentos mais ácidos ou cítricos.
  2. Beba muita água. Sucos, água de coco e soro caseiro também são recomendados.
  3. Valorize os repousos.