Quais são os sintomas da gastrite atacada?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Sintomas da gastrite

  • indigestão;
  • azia;
  • dor de estômago intensa;
  • perda de apetite;
  • náuseas e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de sangue no vômito ou fezes nos casos mais graves.

Sentar-se calmamente, mastigar os alimentos e evitar o consumo concomitante de líquidos também pode ajudar. As refeições devem, preferencialmente, ocorrer de forma regular pois tanto o jejum prolongado quanto o consumo frequente de alimentos pode piorar os sintomas.

A gastrite nervosa é uma doença que afeta o estômago, provocando dores, azia e outros sintomas. Geralmente, acontece quando a pessoa passa por situações emocionais fortes, como ansiedade, nervosismo e estresse.

  • Adicionar Inzelm 20mg com 30 Comprimidos Revestidos. Inzelm 20mg com 30 Comprimidos Revestidos. ...
  • Adicionar Dexilant 60mg com 60 Cápsulas. Dexilant 60mg com 60 Cápsulas. ...
  • Adicionar Cimetidina 200mg Teuto Genérico com 10 Comprimidos. Cimetidina 200mg Teuto Genérico com 10 Comprimidos. ...
  • Adicionar Miosan 5mg com 10 Comprimidos.

A gastrite é a doença mais comum do aparelho digestivo seguida da úlcera péptica. A diferença entre das duas, está na intensidade dos sintomas como dor e azia, já que a úlcera é uma patologia de maior gravidade por danificar em maior grau a mucosa gástrica.

Quando a gastrite é preocupante? Os sintomas prolongados podem significar a progressão contínua da inflamação da parede do estômago. Nesse sentido, a gastrite se torna preocupante quando atinge grande parte dessa parede, inclusive suas camadas mais profundas.

medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno, no tratamento da dor e inflamação em outras áreas do corpo.

Como aliviar a Gastrite?

  • Passe longe de vícios.
  • Moderar no café
  • Alimentação balanceada.
  • Comer de três em três horas.
  • Controlar o estresse e a ansiedade.

Assim como o leite, também acredita-se que tomar água ameniza a queimação, mas não existe nenhuma relação nisso. Há quem costume tomar muita água logo depois de comer para tentar evitar esses sintomas, mas, na verdade, esta atitude pode até piorar o quadro, prejudicando a digestão.

Outros alimentos que podem piorar a gastrite são aqueles ricos em cafeína, como o café, chocolate, chás verde, preto e mate, refrigerantes à base de cola (que, além da cafeína, são extremamente ácidos), guaraná, energéticos, e medicamentos que contém cafeína, como alguns analgésicos.

As principais diferenças entre refluxo gastroesofágico e gastrite se dão pela topografia das lesões e, consequentemente, dos sintomas, tal como a tosse seca que só está presente no refluxo. Além disso, as causas dessas doenças também diferem, sendo fundamental o diagnóstico médico para iniciar um tratamento adequado.

Diferentes problemas de estômago podem causar dor na barriga e nas costas. Sim, mesmo o problema sendo na cavidade abdominal, você pode senti-lo em outro lugar, no caso, nas costas. Apesar disso, a dor é semelhante, mas não igual à do abdômen, podendo ser sentida como dormência, formigamento ou fraqueza.

Dr. Saulo: Em algumas pessoas, problemas gastrointestinais podem ser o gerador de tontura. Por exemplo, em pessoas que sofrem com gastrite ou refluxo e não sabem, elas podem sentir tontura.

Chá de Camomila
A camomila é uma planta medicinal com propriedades antiinflamatórias e calmantes, podendo ajudar a aliviar a inflamação da mucosa gástrica e reduzir a dor abdominal, devido a presença de diversos compostos bioativos, como a apigenina, a camazulina e o bisabolol.

Os melhores chás para combater essa doença são aqueles que possuem propriedades anti-inflamatórias, uma vez que a gastrite é uma inflamação na mucosa gástrica. Alguns dos principais são: chá verde, preto e de aroeira.

A dor proveniente de uma úlcera gástrica, por exemplo, é comumente sentida na parte superior do abdome (epigástrio). Já a dor de uma pancreatite geralmente irradia para o dorso”, explica o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

A úlcera gástrica pode ser identificada por meio de exames como endoscopia e os principais sintomas são sensações de dor e queimação na área entre o esterno e o umbigo. A úlcera é uma ferida que pode ocorrer em diversas partes do organismo, como na pele e no cólon (colite ulcerativa), por exemplo.

A gastrite é um problema muito comum em boa parte da população. Ela causa sensação de queimação no estômago, azia e inchaço na região abdominal. Isso acontece porque o estômago perde a proteção das mucosas. Assim, ao ingerir um alimento mais ácido, suas paredes são ainda mais irritadas e feridas.

Gastrite Crônica
Em suma, essa classificação possui duas fases: A chamada superficial ou leve, até a mais grave, denominada de atrofia gástrica. Logo a atrofia, é a quando, a parede do estômago está quase destruída por completo. Ou seja, pode evoluir à um câncer.

Quando é acionada pela bactéria já citada, a gastrite pode ser provocada por meio de alimentos, objetos e até água contaminada. Quando se trata da versão reativa, a pessoa adquire a doença por meio de seus hábitos de vida, como o excesso de ingestão de medicamentos anti-inflamatórios.

Gastrite crônica
Se não houver tratamento, ela pode destruir completamente a mucosa do estômago, podendo causar úlceras e câncer.