Quais são os sintomas da fase lútea?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Essas mudanças hormonais da fase lútea são associadas com os sintomas pré-menstruais comuns que muitas pessoas têm, como mudanças de humor, dores de cabeça, acne, inchaço, e sensibilidade nos seios. A queda nos níveis de estrogênio e progesterona causa a menstruação.

Durante o período de sangramento o útero tem algumas contrações para ajudar a expelir o sangue e o endométrio. Nesta fase do ciclo é comum sentir algumas cólicas. São dores que vem como “ondas” começam fracas, ficam fortes e depois somem. Cólicas muito fortes, até mesmo incapacitantes, não são normais.

Sim, é normal. Os sintomas de cólica podem ocorrer em varias fases do ciclo menstrual, na ovulação ou durante o sangramento são os mais comuns.

Uma dúvida comum de algumas mulheres é se o corpo lúteo visto no exame de ultrassom pode significar gravidez. A resposta é não.

Se constatada uma fase lútea menor do que a desejada, há formas de ajudar a prolongar este período. Nesse sentido, o uso de medicamentos à base de progesterona sintética pode fazer toda a diferença, e geralmente traz bons resultados.

Possui duração de 11 a 16 dias, dependendo do organismo da mulher, e começa quando o folículo que continha o ovócito durante a ovulação se transforma em corpo lúteo. A partir de então, passa a produzir progesterona e estrogênio. O pico desta produção acontece geralmente no 14º dia da fase lútea.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Se a fase lútea é menor do que o tempo de viagem do zigoto (embrião) das trompas até o útero, então as chances de engravidar se encurtam. O tempo mínimo deve ser de 11 dias e o máximo de 16 dias, não se esqueça.

Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Quanto tempo dura uma fase lútea normal? A duração média da fase lútea é referida como de 14 dias, mas pode ser mais ou menos consoante a duração do seu ciclo e a altura da ovulação durante o ciclo.

Pimenteiro selvagem ou vitex:
O chá de pimenteiro ajuda com os sintomas incômodos causados pelos hormônios como dores abdominais e nos seios. A planta também ajuda na fase pós ovulatória, pois ajuda a regular os hormônios responsáveis pela fase lútea2.

Onde fica o corpo lúteo durante a gravidez? Quando ocorre a gravidez de fato, o corpo lúteo fica no ovário, cresce e fica bem maior que o folículo que o originou. Quanto maior o seu tamanho, melhor para a gestação, já que ele secreta progesterona para manter o endométrio nas primeiras fases da gravidez.

Agora, com sintomas similares, a única forma de saber se é TPM ou gestação é por meio do exame de sangue, o famoso beta HCG. A dosagem de beta HCG, por meio do teste imunológico, pode identificar a gravidez cerca de 8 a 11 dias após a concepção.

Como estão na parte inferior do abdômen, esses ligamentos se alargam e ficam mais estreitos durante a gravidez para acomodar o crescimento do útero e sustentar a barriga1. Por isso, é uma cólica normal, que causa dor aguda ou persistente no abdômen, quadris ou virilha.

Além disso, o estiramento do abdômen também pode causar o incômodo. Já a cólica que aparece no final da gravidez, sentida no inferior do abdômen, pode ser causada devido ao peso do bebê, que pressiona as estruturas internas, ou como indício do fim da gestação, sinalizando que o trabalho de parto está se aproximando.

Chamamos de nidação o processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero. Esse processo pode causar um pequeno sangramento, o corrimento marrom, que é um indicador de gravidez e possui determinadas diferenças com a menstruação e o escape.

Essa etapa marca a implantação do embrião no endométrio, a camada interna do útero. Acontece cerca de 7 dias após a fecundação, da mesma maneira tanto na gravidez natural quanto na reprodução assistida.

Algumas semanas a alguns dias antes do final da gravidez, o tampão mucoso, um muco espesso e gelatinoso que se forma no primeiro trimestre para selar o colo do útero durante a gravidez, será eliminado. O tampão mucoso às vezes fica corado de rosa com sangue.