Quais são os sintomas da falta de hormônio feminino?

Perguntado por: ifernandes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Já os sintomas da falta de estrogênio e progesterona, por sua vez, são os distúrbios do sono, cansaço excessivo, fogacho e ganho de peso. Além disso, sabe-se que a alteração hormonal provocada pela menstruação aumenta a ansiedade, a irritação e o risco de ter depressão.

A reposição pode ser feita de diferentes maneiras, incluindo comprimidos, géis e adesivos aplicados à pele. Os hormônios usados, a dosagem, a forma de administração e o tempo de uso serão determinados pelo médico após avaliação criteriosa e levando em conta suas necessidades individuais.

Pode haver aumento no risco de acidente vascular cerebral (AVC) tromboembólico com tromboembolismo pulmonar (TEP), risco esse não aumentado com uso de terapia isolada de estrogênio.

A queda na produção dos hormônios da tireoide (T3 e T4), por sua vez, se caracteriza por provocar fadiga, fraqueza muscular, cãibras constantes, indisposição, déficit de memória e de concentração, constipação frequente, anemia, distúrbios menstruais, infertilidade, entre outros sintomas.

As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.

Afinal, são os hormônios que controlam nosso metabolismo e todo o funcionamento do nosso corpo. Porém, ao contrário do que muita gente pensa sobre reposição hormonal, o ganho de peso é um mito! O que o tratamento faz, na verdade, é evitar o ganho de gordura que está associado à redução dos hormônios.

Hemograma é o nome do exame que possibilita mensurar e analisar a taxa hormonal no organismo. Por meio de uma amostra de sangue, é feito o exame de dosagem hormonal para diagnosticar eventuais anomalias na produção de determinados hormônios que vamos conferir no tópico a seguir.

Além da soja e da linhaça, outros alimentos que também são fontes de fitoestrógenos são:

  • Frutas: maçã, romãs, morango, oxicocos, uva;
  • Legumes: cenoura, inhame;
  • Grãos: aveia, cevada, germe de trigo;
  • Óleos: óleo de girassol, óleo de soja, óleo de amêndoas.

Os principais hormônios sexuais femininos são o estrógeno e a progesterona, produzidos principalmente pelos ovários durante a vida reprodutiva. Além disso, o hormônio folículo-estimulante (FSH, sigla em inglês) é produzido pela hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro.

Normalmente, a terapia de reposição hormonal é iniciada 10 anos após a menopausa ou aos 60 anos.

O principal tratamento para os sintomas da menopausa utiliza estrogênio isolado ou combinado com progesterona para prevenir estímulo endometrial. O estrogênio na reposição hormonal previne osteoporose e sintomas relacionados à diminuição do estradiol.

ansiedade, depressão e insônia; ondas de calor, suores noturnos; dores de cabeça, nas mamas e nas articulações; diminuição da libido, secura vaginal; entre outros.

O diagnóstico da fadiga por estresse crônico geralmente é feito por exclusão, ou seja, quando outras causas físicas não são encontradas”. De acordo com Dr. Fábio, vários hormônios podem causar esse sintomas como os da tireoide, a testosterona, o estradiol, a prolactina, o cortisol e a insulina.

Os sintomas de baixa testosterona em mulheres (também chamados de baixo andrógeno) incluem perda de interesse sexual, depressão, motivação reduzida, cansaço e ganho de peso. No entanto, uma paciente deve trabalhar com seu médico para ter certeza de que a baixa testosterona é a causa raiz desses problemas.

A ansiedade está vinculada a um hormônio chamado cortisol, também conhecido como hormônio do estresse e que estimula a produção de gordura pelo organismo. Além disso, algumas alterações hormonais causadas pela idade podem trazer a ansiedade à tona, como é o caso da menopausa.

Reposição hormonal: como saber se você precisa fazer?

  1. - ressecamento vaginal e diminuição da libido;
  2. - ondas de calor e sudorese;
  3. - insônia e irritabilidade;
  4. - dificuldades de atenção e memória.

Veja chás que ajudam na reposição hormonal

  • Chá de folha de amoreiras.
  • Chá de aquileia, alquemila e sálvia.
  • Chás de reposição hormonal não são as únicas opções.

Melhores alimentos para aliviar os sintomas da menopausa

  • Morango;
  • Framboesa;
  • Laranja;
  • Limão;
  • Mirtilo (blueberry);
  • Brócolis;
  • Couve-flor.

6 nutrientes essenciais para a menopausa

  1. Vitaminas do complexo B. As vitaminas do complexo B são muito importantes para a manutenção da saúde, pois elas estão envolvidas no metabolismo das proteínas, dos carboidratos e das gorduras³. ...
  2. Vitamina C. ...
  3. Cálcio. ...
  4. Vitamina D. ...
  5. Vitamina E. ...
  6. Maca peruana.