Quais são os sintomas da covid nos primeiros dias?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 2 votos

O período de incubação do SARS-COV-2 é de 2 a 14 dias, ou seja, esse é o tempo que os sintomas levam para aparecer a partir do momento do contágio. A manifestação dos sintomas de coronavírus ocorre no quinto dia para a maioria das pessoas. Os primeiros sintomas de COVID-19 são: febre e tosse, geralmente seca.

Por outro lado, pessoas contaminadas, porém assintomáticas, raramente vão desenvolver sintomas após as 72 horas depois da confirmação do teste positivo.

Dias 1, 2 e 3: a incubação
As milhares de cópias que são liberadas de cada célula invadida avançam cada vez mais no organismo, se elas iniciam os trabalhos na superfície do rosto, logo estão dentro do nariz, descem para a garganta e eventualmente podem chegar até os pulmões.

Quando os casos são mais leves, em duas semanas ou até menos tempo, é possível se recuperar.

Com catarro é pior ou seca? Febre , cansaço e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19. Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza , congestão nasal, dor de garganta e diarreia .

Medicamento antitérmicos, como dipirona e paracetamol, também auxiliam no controle. Como o vírus afeta a respiração, outra recomendação é utilizar umidificador de ar no quarto e tomar banho quente. Essa indicação serve para aliviar a tosse e dor de garganta.

Por isso, a maioria das pessoas apresenta apenas sintomas leves e recupera-se após alguns dias. Entretanto, de 15% a 20% dos pacientes vão apresentar sintomas mais severos. O que isso quer dizer? Depois de 5 a 14 dias após o primeiro sintoma, o vírus finalmente consegue chegar ao pulmão, iniciando uma inflamação grave.

Para os casos leves, não há um tratamento específico que seja considerado eficaz pela ciência. Felizmente, a maioria das pessoas se recupera bem dentro de alguns dias apenas com repouso, hidratação e remédios para aliviar os sintomas.

Quanto tempo demora para aparecerem os sintomas do novo coronavírus. O tempo para surgirem sintomas de infecção por coronavírus é de em média 5 dias, mas esse intervalo pode chegar a até 11 dias.

Em todo caso, a recomendação geral sobre tudo que falamos é: não há um número exato sobre quantos dias uma pessoa pode continuar transmitindo o vírus, no entanto, um isolamento de ao menos 10 dias é recomendado (um teste de antígeno no 5° dia já pode ser realizado).

Pessoas infectadas por covid-19 que estejam apresentando crises de broncoespasmo e acúmulo de líquidos dentro e fora dos pulmões, podem apresentar uma evolução desfavorável.

Pães, queijos (minimamente processados), cereais, ovos, frutas, leite e iogurte são opções que podem fazer parte da refeição. Evite sucos, principalmente os industrializados.

Dessa forma, a tosse piora à noite porque ficamos em repouso, tentando dormir, e diminuímos a ingestão de líquidos e alimentos.

Ao expectorar, o paciente pode perceber um catarro de cor escura, esverdeado, roseado ou até mesmo com manchas de sangue. Em qualquer situação, você pode procurar atendimento médico para identificar a causa para o sintoma.

Sintomas mais comuns: coriza, dor de cabeça, espirros, dor de garganta, tosse persistente e febre.

Os analgésicos podem ser utilizados para aliviar os incômodos causados pela dor de garganta.

Não. Os antibióticos não funcionam contra vírus, eles funcionam apenas em infecções bacterianas. O Covid-19 é causado por um vírus, portanto os antibióticos não funcionam. Antibióticos não devem ser usados como um meio de prevenção ou tratamento de Covid-19.

Posso tomar remédio para gripe para aliviar os sintomas? Sim, pois muitos dos sintomas de COVID-19 são os mesmos da gripe e os antigripais ajudam a aliviar os sintomas mais leves como dores de cabeça e no corpo, febre, coriza, congestão nasal e sintomas alérgicos.

A hidratação é a principal medida, porque ela ajuda a eliminar o muco, facilitando o mecanismo da tosse. Porém, é importante destacar que a tosse não deve ser inibida. Ela é um mecanismo de defesa do organismo, assim como a febre; logo, não devemos “bloquear” essa defesa.

O maior tempo de positividade de teste para Covid (presumivelmente RT-PCR) em swab de nasofaringe já descrito foi de 505 dias, e provavelmente só não foi maior porque terminou com a morte do paciente. Em distantes segundo e terceiro lugares, são citados pacientes que mantiveram o teste positivo por 189 e 169 dias.