Quais são os sintomas da cinomose?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Os principais sintomas são: Apatia, Perda de apetite, Diarreia, Vômito, Febre, Secreções oculares (remela em grande quantidade), Secreções nasais (pus), Convulsões, Paralisias, Tiques nervosos e falta de coordenação.

Depois de afetar a respiração, o amigo de quatro patas passa a sentir desconfortos gastrointestinais. É imprescindível que, já a partir da primeira fase, o pet vá ao veterinário para tratar a doença.

Não há um remédio específico para o vírus responsável pela condição, mas com um tratamento de suporte – ou seja, tratamento dos sintomas – é possível dar chance para que o corpo do animal se fortaleça e combata a cinomose. A taxa de sobrevivência, no entanto, é muito baixa: aproximadamente 15%.

A resposta é sim! Esse medicamento muito utilizado para aliviar esses sintomas em pessoas também pode ser prescrito para cães.

Portanto, antes de continuar, lembramos que não é possível curar a cinomose com remédios caseiros, pois não existe cura ou tratamento veterinário que seja específico e eficaz para curar a cinomose canina. O tratamento sempre irá focar no alívio dos sintomas que o cachorro apresenta.

Quando a doença está em fase terminal, é comum que aconteçam convulsões, paralisia parcial ou total e coma. Devido ao estágio avançado da doença, nesses casos há poucas chances de sobrevivência e, caso fique curado, o cão terá algumas sequelas.

Além do exame por membranas, outro procedimento usado para identificação da doença é a PCR, um método de análise de DNA que custa de R$ 100 a R$ 150, acima do custo estimado para a plataforma desenvolvida pelo grupo.

Já no caso da cinomose, o cão pode apresentar os sintomas por meses, e quando o dono ou tutor busca ajuda, o animal já tem danos neurológicos. Na parvovirose há óbitos, mas são menos do que na cinomose. As mortes são elevadas porque na maior parte dos casos, os cães não resistem aos danos neurológicos.

Os principais sintomas são: Apatia, Perda de apetite, Diarreia, Vômito, Febre, Secreções oculares (remela em grande quantidade), Secreções nasais (pus), Convulsões, Paralisias, Tiques nervosos e falta de coordenação.

Segundo uma crença popular que circula na internet, o suco de quiabo pode prevenir ou mesmo curar cinomose e parvovirose. Mas a verdade é que isso é apenas um mito: não existe qualquer comprovação científica de que o alimento realmente funcione como um remédio que combate essas doenças.

Em cães, uma das enfermidades que resulta em sintomatologia nervosa, como incoordenação motora, convulsões e ataxia, é a cinomose, a qual pode ser confundida com a raiva.

Por outro lado, a alimentação é muito importante no tratamento contra a doença. O ovo cru para a cura da cinomose, entretanto, não é indicado. Isso porque comer esse alimento cru oferece riscos de contaminação pela bactéria Salmonella.

Ribavirina é um antiviral para tratamento da cinomose canina.

A vacina para cinomose está dentro do pacote oferecido pelas vacinas V8 , V10 e V11. No caso de filhotes, devem receber três a quatro doses da vacina a partir de 45 dias de vida, com intervalo de 21 a 30 dias entre as aplicações.

6 sinais de que seu cachorro está sentindo dor

  1. Apatia e isolamento. Seu cão, que adora brincar e ficar no meio das pessoas, de repente não se interessa por mais nada? ...
  2. Falta de apetite. ...
  3. Vocalização. ...
  4. Dorso encolhido. ...
  5. Claudicação. ...
  6. Resistência para caminhar.

Diclofenaco (Voltaren e Cataflan)