Quais são os sintomas da cefaleia crônica?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 25 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

Além da dor de cabeça constante, a cefaleia crônica diária também pode vir acompanhada de outros sintomas da enxaqueca, como sensibilidade à luz e sons, náuseas, congestão nasal, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e outras questões psicológicas.

É comumente definida como dores de cabeça que ocorrem em 15 ou mais dias em um mês, por pelo menos três meses, e afeta cerca de 4% da população em geral.

Quais são os sintomas da Cefaleia?

  • sensibilidade à luz;
  • sensibilidade aos sons;
  • sensibilidade aos cheiros;
  • irritabilidade;
  • náuseas e vômitos;
  • queda da pálpebra;
  • sensação de latejamento; e.
  • dor que fica mais intensa ao movimentar o corpo.

Em geral, são benignas, apesar de poderem causar dores intensas. Como exemplo temos a enxaqueca e a cefaleia tensional", afirma o médico. Já as secundárias, como o próprio nome indica, são relacionadas a outros problemas de saúde.

Mas basicamente encontramos com muita frequência as cefaléias tensionais e as enxaquecas (migrânea), que apesar de causarem um grande incômodo, não estão por trás de doenças graves e podem ser tratadas com uso de medicações adequadas, prescritas por um médico que tenha feito o diagnóstico adequado do subtipo da ...

Pessoas que não fazem exercícios físicos, que fumam, que são obesas, com transtornos de humor, depressão e ansiedade têm maiores ligações com a enxaqueca. A alimentação desbalanceada também é um fator que agrava ainda mais as crises.

Medicações à base de ergotamina e diidroergotamina também podem ser eficazes no alívio da crise de cefaleia em salvas, bem como corticóides. Também existem medicamentos que podem ser utilizados diariamente, durante cada período de salvas, para prevenção.

A cefaleia crônica é considerada uma comorbidade associada ao transtorno de ansiedade generalizada, uma doença psiquiátrica conhecida pela sigla TAG. Isso quer dizer que a dor de cabeça frequente no organismo de quem é ansioso pode ser decorrente do próprio desequilíbrio bioquímico que a ansiedade provoca no cérebro.

A cefaleia é o termo médico para dor de cabeça. Já a enxaqueca é um tipo específico e muito comum de cefaleia primária. Ela geralmente é uma dor de cabeça crônica, unilateral, com dor moderada a severa, do tipo pulsátil, associada a náusea/vômitos, podendo piorar com a luz ou alguns tipos de odor.

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

Analgésicos ou anti-inflamatórios: compreendem os remédios para enxaqueca mais comuns, como ibuprofeno, ácido acetilsalicílico, naproxeno, paracetamol e indometacina; Triptanos: atuam sobre os receptores de serotonina, atuando na constrição dos vasos sanguíneos do crânio para inibição da dor.

A principal característica clínica da Cefaleia Tensional é a dor de intensidade leve a moderada em "pressão" ou "aperto" em região frontal ou ao redor da cabeça, que pode ser episódica ou persistente, podendo durar de 30 minutos até dias seguidos. Não é acompanhada de vômitos, fotofobia ou fonofobia.

É uma das piores dores de cabeça que possa existir. A primeira descrição conhecida dessa cefaleia ocorreu há 300 anos atrás.

A cefaleia atribuída ao Acidente Vascular Cerebral isquêmico é frequente, tem padrão mais habitual semelhante à da cefaleia tipo tensional e está associada à idade e a cefaleia tipo tensional prévia.

Em geral, é uma dor em peso ou aperto, bilateral, de intensidade leve ou moderada, que se manifesta na testa, na nuca ou na parte de cima da cabeça. A duração da crise varia bastante. No entanto, em geral não impede que a pessoa exerça suas atividades rotineiras.

As situações que indicam a necessidade da realização de exames de imagem na presença de cefaleia, são: mudança significativa na frequência ou intensidade da dor de cabeça de forma recente; novos sinais ou sintomas neurológicos sem explicação; dores sempre no mesmo hemicrânio (parte do crânio);

A cefaleia em salvas é uma intensa dor unilateral, que atinge o redor da órbita. Se não tratada, as dores podem ter uma duração prolongada de 15 a 180 minutos. Além do aumento do tempo dos episódios, a doença pode causar a queda da pálpebra do lado onde a dor afeta o indivíduo.

As duas causas mais comuns de cefaleia são as primárias, do tipo: Tensional. Estresse, distúrbios do sono, dor no pescoço ou na mandíbula ou fadiga...