Quais são os sindicatos?

Perguntado por: uazambuja2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

As centrais sindicais são: Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical (FS), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB ...

Neste artigo vamos te mostrar as diferenças dos dois principais tipos de sindicato: o Sindicato Patronal e o Sindicato Laboral. Para começar é preciso entender que um Sindicato é uma instituição profissional que tem como objetivo preservar os interesses dos trabalhadores e integrantes econômicos.

Os sindicatos são organizações de representação dos interesses dos trabalhadores, criadas para compensar o poder dos empregadores na relação contratual, sempre desigual e reconhecidamente conflituosa, entre capital e trabalho.

As centrais sindicais são: Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical (FS), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB ...

O que é a CUT
Presente em todos os ramos de atividade econômica do país, a CUT se consolida como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3. 806 entidades filiadas, 7.847.077 trabalhadoras e trabalhadores associados e 23.981.044 trabalhadoras e trabalhadores na base.

O BRASIL TEM 16.293 SINDICATOS E ESTADOS UNIDOS POSSUI 130, ou seja, ou nós somos muito bons ou muito ruins. De acordo com o Ministério do Trabalho, há neste momento no Brasil um total de 16431 sindicatos, sendo 11257 de trabalhadores e 5174 de empregadores, fora as confederações, federações e centrais sindicais.

Para que o profissional autônomo ou liberal saiba qual o seu sindicato de categoria, ele deve seguir os seguintes passos:

  1. Pesquisar no site oficial do Ministério do Trabalho e Emprego. ...
  2. Pesquisar junto aos outros profissionais autônomos ou liberais que exerçam a mesma atividade qual o sindicato.

Nascia a Confederação Operária Brasileira (COB), a primeira entidade operária nacional.

Uma forma muito prática de se descobrir o enquadramento sindical da sua empresa, caso haja dúvidas, é fazer a pesquisa no site da Fecomércio, por exemplo. Através dos dados da empresa (CPF/CNPJ) você pode fazer a consulta facilmente.

O Sindicato Patronal é responsável pelas convenções coletivas de trabalho do setor, participam ativamente de reuniões e embates quando há negociações de salários e benefícios trabalhistas.

Os sindicatos continuam a exercer importante papel na luta contra a redução ou a retirada dos direitos sociais, ainda que garantidos em lei, pelos empregadores e as políticas governamentais que visam a sua eliminação.

Cabe neste breve trabalho falar das funções básicas que as entidades sindicais possuem, sendo que elas norteiam as suas ações, tais como: função negocial; função política; função assistencial; função econômica; e por fim a função de representação.

O sindicato é um instrumento de luta coletiva que tem de ser valorizado e fortalecido com a associação dos trabalhadores que têm o direito de votar para escolher a direção, a pauta de reivindicações e as lutas que precisam ser feitas para conseguir melhores condições de trabalho, renda e benefícios.

Por exemplo, existem sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc.) e também de empresários (conhecidos como sindicatos patronais). Os sindicatos têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados.

As 27 federações de indústrias reúnem mais de 1.250 sindicatos e 700 mil empresas industriais de todas as unidades federativas do país.