Quais são os sinais vitais SSVV?

Perguntado por: ijordao . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Os SSVV incluem a aferição fisiológica da pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura. 1.

Os sinais vitais são quatro: (1) pressão arterial, (2) pulsação, (3) frequência respiratória e (4) temperatura corporal.

A partir do ano 2000, o termo Dor: o quinto sinal vital vem sendo difundido pelo mundo, com a finalidade de mensurar e registrar a dor, ao mesmo tempo, em que outros sinais vitais como, pressão arterial, pulso, respiração e temperatura, estão sendo medidos e registrados.

Quais são os principais sinais vitais?

  • Temperatura (Saiba a partir de quantos graus é febre alta);
  • Frequência respiratória;
  • Frequência cardíaca;
  • Pressão arterial.

Em resumo, atualmente, a dor é considerada um sinal vital, tão importante quanto os outros e deve sempre ser avaliada num ambiente clínico, para se empreender um tratamento ou conduta terapêutica.

É expressa em bpm: batimentos por minuto. Aferição da freqüência cardíaca ao repouso: É a medida da FC quando o paciente está em repouso. 2. Colocar o paciente em posição confortável e orientá-lo quanto ao exame.

PULSO – TERMINOLOGIA
Pulso normocárdico: Batimento cardíaco normal. Pulso rítmico: os intervalos entre os batimentos são iguais. Pulso arrítmico: os intervalos entre os batimentos são desiguais. Pulso dicrótico: dá impressão de dois batimentos.

Para um adulto em repouso, a frequência respiratória normal fica entre 12 e 20 mrm, isto é, movimentos respiratórios por minuto.

Uma anotação de enfermagem eficaz precisa incluir data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN. Além disso, deve constar no documento a observação e o registro de como o paciente chegou até a clínica ou o hospital (de onde veio, se tem acompanhante, se está em condições de locomoção).

Os sinais vitais avaliados para saber se um paciente está bem são: frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e temperatura.

CLASSIFICAÇÃO DA DOR:
Zero (0) = Ausência de Dor. Um a Três (1 a 3) = Dor de fraca intensidade. Quatro a Seis (4 a 6) = Dor de intensidade moderada. Sete a Nove (7 a 9) = Dor de forte intensidade.

O pulso é uma constante vital que nos informa sobre o sistema circulatório e o funcionamento do coração. O pulso deve ser regular e rítmico e ser percebido com certa intensidade. A frequência cardíaca sabe-se contando o número de pulsações por minuto.

Os sinais vitais básicos são, EXCETO:

  • Temperatura.
  • Pressão arterial.
  • Pulso.
  • Alterações sensoriais.

A Escala Visual Analógica – EVA consiste em auxiliar na aferição da intensidade da dor no paciente, é um instrumento importante para verificarmos a evolução do paciente durante o tratamento e mesmo a cada atendimento, de maneira mais fidedigna.

A temperatura corporal normal varia entre 36 e 37 graus. É o único sinal vital que não varia conforme a idade da vítima. Quando a temperatura está acima do normal, o quadro é de hipertermia.

Os aparelhos de oximetria, em geral, exibem 2 informações: a frequência cardíaca (PR – pulse rate, medido em bpm – batimentos por minuto) e a saturação periférica de oxigênio (SpO2).