Quais são os sinais que o bebê não está bem?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 28 de abril de 2023
3.9 / 5 10 votos

Atenção: Saiba os 7 sinais de Alerta no recém-nascido!

  1. Bebê que faz pouco xixi. ...
  2. Bebê que faz pouco cocô ou não faz cocô ...
  3. Bebê hipoativo. ...
  4. Olhos amarelos (Icterícia) ...
  5. Febre (temperatura maior que 37,5 graus) ...
  6. Vômitos. ...
  7. Umbigo com odor fétido e secreção.

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

Além dos fatores teratogênicos e dos erros genéticos, outros fatores, tais como: (1) a idade da mãe, (2) paridade, (3) nutrição, (4) incompatibilidade de Rh, (5) anormalidades genéticas, (6) posição fetal, (7) estresse materno, (8) ocupação da mãe também podem afetar o desenvolvimento humano (GABBARD, 2000).

A cor é marrom, podendo variar conforme a alimentação e eventuais medicamentos. O cocô assume o formato cilíndrico, idealmente numa consistência pastosa. O cheiro já é igual ao das fezes de adultos. A frequência é bem menor e pode variar muito de criança para criança – assim como varia entre os adultos.

Nas primeiras 48 horas de vida são eliminadas as primeiras fezes (mecônio) de coloração verde enegrecida, espessas, viscosas e sem cheiro. Na troca da fralda, o cocô pode ser "grudento" e difícil de limpar. Quando o leite começa a ser digerido, a cor verde característica vai ficando mais clara.

Diminuição dos Movimentos Fetais
Os movimentos do bebê no útero são um importante indicador de sua saúde e, por isso, uma diminuição na frequência ou intensidade dos movimentos pode ser um sinal de falta de oxigênio.

Em quase metade dos natimortos, a causa direta da morte do bebê não pode ser estabelecida. Cerca de 10% dos natimortos têm algum tipo de anormalidade e outras possíveis causas incluem problemas com a saúde da mãe ou problemas com a placenta, que permite o fornecimento de sangue da mãe ao bebê.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Sintomas de desidratação em crianças

  1. A moleira estiver afundada.
  2. Os olhos ficarem afundados.
  3. Não houver lágrimas ao chorar.
  4. A boca está seca.
  5. O volume de urina está baixo.
  6. O bebe está menos alerta e menos ativo (letárgico).

Pequenos gemidos ao respirar
É comum que os bebês façam alguns barulhinhos com a boca, mas atente-se para caso ele esteja emitindo pequenos gemidos, já que isso pode significar que ele está com dificuldades para respirar.

Devido ao formato das vias aéreas, os bebês respiram quase que completamente pelo nariz e numa frequência bem mais rápida do que os adultos. Se a mamãe e o papai respiram entre 16 e 20 vezes por minuto, o recém-nascido respira três vezes mais rápido, atingindo valores entre 40 e 60 vezes por minuto.

O estresse de uma mulher durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento do cérebro do bebê ainda não nascido, de acordo com estudos baseados em exames cerebrais em fetos, publicados nesta segunda-feira (7) na revista de medicina JAMA Open Network.

A atividade fetal aumenta ou diminui, assim como o sono. Havendo muito estresse na gravidez, o feto fica em constante estado de alerta e entra em sofrimento. Percebendo-se sob constante ameaça, ele pode disparar prematuramente os mecanismos do parto, em busca de alívio.

A restrição de crescimento intra-uterino ocorre quando um feto não consegue crescer (engordar), geralmente tem como causa a insuficiência placentária. A Restrição de Crescimento Intra-Uterino (RCIU) é uma condição em que o feto tem peso menor do que deveria, porque não está crescendo conforme deveria dentro do útero.

Cocô branco ou vermelho
Pode significar alguma alteração no fígado, que está impactando na digestão. Fezes vermelhas ou fezes avermelhadas também são um alerta, pois podem indicar sangramento interno. Nestas duas situações é muito importante consultar o pediatra o mais rápido possível.

Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

- Coceira ao redor da boca; - Inchaço dos olhos e lábios; - Tosse, chiado ou falta de ar.

Assim, um bebê recém-nascido que é amamentado pode fazer cocô até 10 vezes ao dia. Mas se ele está ganhando peso, não precisa se preocupar. No entanto, um recém-nascido alimentado com fórmula faz cocô com menos frequência, de 1 a 4 vezes por dia; os cocôs são mais densos.

A maioria das pessoas são infectadas após a ingestão de alimentos ou água contaminados. Como o norovírus é altamente contagioso, a infecção pode facilmente ser transmitida por contato direto. O norovírus causa a maioria dos casos de gastroenterite epidêmica em cruzeiros e casas de repouso.