Quais são os sinais que a sua morte está chegando?

Perguntado por: ltavares8 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Como sabemos que o paciente está se aproximando da morte? Tremores musculares ocasionais, movimentos involuntários, alterações na frequência cardíaca e perda de reflexos nas pernas e braços são sinais de que o fim de vida está próximo.

Quase a metade relata não lembrar de nada. Pouco mais de 40% relatam memórias detalhadas, como ver plantas ou pessoas ou sentir um medo intenso. Cerca de 9% relatou fenômenos compatíveis com experiências de quase morte.

Vocês sabem qual é o último sentido que perdemos quando nós morremos? A audição. Segundo pesquisas da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá é possível que o cérebro humano responda aos estímulos sonoros quando estão a beira da morte.

Logo depois que o corpo passa pelos estágios de livor, rigor e algor mortis, tem início a putrefação. Então, as bactérias e larvas começam a agir e a liberar gases, dando uma aparência inchada para o cadáver. Em seguida, a pele se rompe e os gases são liberados – daí o cheiro forte tão característico.

Seus trabalhos descrevem a identificação dos cinco estágios que um paciente pode vivenciar durante sua terminalidade, que são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação(1). A negação pode ser uma defesa temporária ou, em alguns, casos pode sustentar-se até o fim.

Som da morte
As pessoas falam desse som como se fosse algo terrível, mas esse som, na verdade, me diz que o paciente está tão profundamente relaxado, e em um estado de consciência tão profundo, que sequer a saliva na garganta o incomoda enquanto as bolhas de ar entram e saem dos pulmões.

A melhora da morte: um adeus às famílias
Não é normal isso acontecer. Geralmente, só é possível notar uma melhora depois de três ou quatro dias que a pessoa já está sob medicamento.”

O momento crucial — o do último suspiro —, quase nunca é doloroso, porque, ocorre num momento de inconsciência. A alma, entretanto, sofre antes da desagregação da matéria durante as convulsões da agonia. A intensidade do sofrimento é diretamente proporcional da empatia entre corpo e perispírito.

O que é tanatofobia? O conceito de tanatofobia é definido pelo medo extremo da morte. O termo vem do grego: “thanato” significa morte e “phobos” está relacionado a temer ou ter medo. Mesmo diante da plena consciência de que todos morrerão um dia, esse pensamento ainda é considerado desagradável para muitas pessoas.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a lidar com o medo de morrer

  1. Enfrente seus medos: Identifique seus medos específicos em relação à morte e trabalhe para enfrentá-los. ...
  2. Mantenha-se ocupado: ...
  3. Conecte-se com os outros: ...
  4. Enfocar no que você pode controlar: ...
  5. Busque ajuda profissional:

O que são as chamadas “últimas 48 horas de vida”? Na verdade, é a continuidade da evolução de sinais e sintomas associados a uma doença avançada e de caráter progressivo, apresentando disfunções orgânicas já irreversíveis, em um paciente com declínio funcional importante.

A reportagem explica que os principais sintomas das pessoas que estão a beira da morte são a alteração do estado de consciência (apesar de muitos conservarem a lucidez até o final), a sensação de afogamento, a dor, alterações alimentares, psicológicas, respiratórias e os quadros de confusão mental.

Geralmente corresponde à fase terminal da doença enquadrado num agravamento de novo, súbito ou progressivo sem causa reversível identificável. É um período de tempo com início muitas vezes insidioso e, quando estão presentes sinais e sintomas do processo de morte, corres- ponde aos últimos 3 a 5 dias de vida.

O cérebro usa até 25% do oxigênio do nosso corpo. Por isso, ele é o primeiro órgão a morrer quando paramos de respirar.