Quais são os sinais e sintomas de hemorragia interna?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A hemorragia interna normalmente ocorre devido a lesões de órgãos internos, e não podem ser vistas, mas podem ser percebidas. Alguns sinais, como desmaio, pulso fraco ou acelerado, suores abundantes, palidez e sangue na boca, são importantes para que se desconfie de que a vítima está tendo uma hemorragia interna.

Obtendo a confirmação da hemorragia interna, deve-se acionar o serviço médico de emergência imediatamente pois o tratamento da hemorragia interna só pode ser feito em ambiente hospitalar.

Quando a perda de sangue é rápida, a pressão arterial cai e as pessoas podem ficar tontas. Quando a perda de sangue ocorre gradualmente, as pessoas podem se sentir cansadas, com falta de ar e ficam pálidas. Podem ser necessários exames de fezes, de urina e por imagem para determinar a origem da hemorragia.

Para diferenciá-las, é importante conhecer os sintomas apresentados pela hemorragia que vão além do sangramento intenso:

  1. Dor e desconforto na região íntima.
  2. Inchaço abdominal.
  3. Coágulos na menstruação.
  4. Cansaço sem esforço proporcional.
  5. Febre.

Externa. Quando a hemorragia está na superfície e pode ser visível. Interna. Quando não pode ser visível, como por exemplo, no abdome ou tórax, podendo exteriorizar-se pelos orifícios naturais do organismo (boca, nariz, ouvido etc.).

Tipos de hemorragia

  • HEMORRAGIA ARTERIAL. A hemorragia arterial acontece quando as artérias – vasos que levam sangue do coração para o resto do corpo – são rompidas. ...
  • HEMORRAGIA VENOSA. Na hemorragia venosa, o sangue está saindo de uma veia. ...
  • HEMORRAGIA CAPILAR.

Na hemorragia interna, não podemos ver a saída do sangue, uma vez que a lesão envolve a parte interna do organismo. Nesse último caso, o problema é relativamente maior, pois, se não observada a tempo, pode causar consequências graves e até mesmo a morte.

De acordo com a lesão, coloque uma gaze ou pano limpo para cobrir o ferimento. Não use algodão, pois as fibras do material podem colar na ferida, provocando novamente sangramento ao retirar o curativo; 5. Mantenha o corte limpo e seco para facilitar a cicatrização.

Alguns sinais de alerta para suspeitar de hemorragia interna: fratura da pelve ou ossos longos (braços ou coxa), rigidez abdominal, área de equimose em tórax e abdômen, ferida penetrante em crânio, tórax ou abdômen.

Os sintomas mais frequentes são:

  1. Dores de cabeça intensas e repentinas, que persistem por dias;
  2. Perda de consciência;
  3. Fraqueza corporal ou letargia;
  4. Crises epilépticas súbitas;
  5. Ocorrência de náuseas e vômito;
  6. Dormência ou formigamentos;
  7. Problemas motores e perda da coordenação;
  8. Falta de equilíbrio.

Os sintomas da hemorragia podem variar de acordo com sua causa e gravidade, mas podem incluir:

  1. Dor;
  2. Inchaço;
  3. Palidez;
  4. Tontura;
  5. Taquicardia;
  6. Perda de consciência.

não retirar de cima da ferida! Em último caso, quando a hemorragia é muito grave ou em casos de amputação de membro do corpo e as outras técnicas falharem, utiliza-se o torniquete ou garrote.

Se um vaso sanguíneo se romper ou for cortado, há um vazamento de sangue que causa uma hemorragia. O sangue pode sair para fora do corpo (hemorragia externa) ou pode fluir para os espaços em volta dos órgãos ou diretamente para o interior deles (hemorragia interna).

Os primeiros socorros consistem em lavar a área da picada com água e sabão, colocar o acidentado em posição confortável, de preferência deixando a vítima deitada com a área afetada em um nível abaixo do coração e levar a vítima ao atendimento médico mais rápido.

As três regras fundame... não entrar em pânico; pensar nas condutas a serem tomadas e avaliar os riscos, para o acidentado, dessa decisão. aquecer o acidentado por meio da oferta de bebida quente; avaliar a situação e conversar de forma calma com o acidentado.

Eleve se possível o local do sangramento acima do nível do coração com a vítima deitada. Na persistência da hemorragia, inicie a compressão direta da artéria que irriga a região. Os principais pontos arteriais são os braquiais, femorais e temporais superficiais. Não utilize torniquete.

“Um dos sintomas de hemorragia interna é a sede. Caso o sujeito ingira água, a hemorragia irá progredir mais rápido, levando a pessoa a óbito”, conta o profissional.

. A hemorragia crônica costuma levar a níveis baixos de ferro, o que agrava a anemia (consulte Anemia ferropriva. Hemorragia excessiva é a causa mais comum.

Também existem alguns medicamentos que podem causar sangue nas fezes, principalmente os anti-inflamatórios e os anticoagulantes. Outras situações que alteram a coloração das fezes mas que não representam perigo são: ingestão de comidas ricas em ferro (feijão e carne vermelha, por exemplo);