Quais são os sinais e sintomas da cistite?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Na realidade a cistite é uma síndrome que se compõe dos seguintes sintomas:

  • Sensação de urgência para urinar;
  • Vontade de urinar com aumento da frequência miccional (polaciúria)
  • Pouca urina durante a micção;
  • Ardor ao urinar (disúria)
  • Dores nas costas e no baixo ventre;
  • Sangue na urina nos casos mais graves.

O tratamento
Antes de tudo: beba bastante água. O tratamento da cistite em geral também prevê o uso antibiótico por pelo menos três dias, podendo se estender em casos de infecções mais severas e persistentes. Se nas primeiras 48 horas não há melhora do quadro, o médico poderá indicar a substituição do remédio.

Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.

Os anti-inflamatórios para cistite indicados pelo médico, como o ibuprofeno ou o cetoprofeno, ajudam a reduzir a inflamação na bexiga, aliviando a dor e o desconforto urinário causado pela cistite.

Toda cistite deve SEMPRE ser tratada com antibióticos para evitar recorrências e evolução para pielonefrite. Em geral, apenas três dias são suficientes.

Não. A nimesulida é um antiinflamatório não esteroidal, classe de medicação que trata dores e inflamações. A infecção do trato urinário é uma condição causada, na maioria das vezes, por bactérias. O seu tratamento envolve o uso de antibióticos.

A cistite corresponde à infecção e inflamação da bexiga, principalmente por Escherichia coli, que é uma bactéria naturalmente presente no intestino e no trato urinário e que pode atingir a uretra e chegar à bexiga, levando ao aparecimento de sinais e sintomas de infecção do sistema urinário, como urgência em urinar e ...

Pyridium é um analgésico com atuação trato urinário, sendo indicado para aliviar dor, ardor ou desconforto ao urinar, sintomas comuns de infecções no sistema urinário.

O metronidazol, também conhecido pelo nome comercial Flagyl, é um antibiótico muito utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbicas e por alguns protozoários.

A principal diferença entre a cistite e a infecção urinária é a sua localização. Enquanto a cistite refere-se à inflamação da bexiga, especificamente, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra.

Os sintomas de cistite surgem devido ao crescimento de bactérias na bexiga, resultando em dor e ardor ao urinar, vontade frequente para urinar, urina muito escura e com cheiro intenso, dor no fundo da barriga e sensação de mal-estar geral, por exemplo, podendo acontecer tanto em homens quanto em mulheres.

A cistite é uma inflamação e/ou infecção da bexiga urinária que causa, entre outros sintomas, dor na região pélvica.

Infecção na bexiga – Cistite

  • Vontade urgente para urinar, mas em pouca quantidade;
  • Sensação de queimação ao urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Urina turva com cheiro intenso e desagradável;
  • Dor abdominal ou sensação de peso no fundo da barriga;
  • Febre até 38ºC.

Diversos fatores de risco para ocorrência de cistites recorrentes foram identificados em estudos clínicos, incluindo aumento da frequência de relações sexuais e uso de agentes espermicidas, diabetes mellitus, presença de bexiga caída (prolapso genital), retenção de urina ou incontinência urinária e menopausa.

“As complicações principais da cistite incluem a progressão para os rins e a corrente sanguínea, o que ocasiona febre e, eventualmente, leva à necessidade de internação”, afirma o especialista.

Chás para curar a Cistite

  1. Chá de cavalinha. ...
  2. Chá de uva-ursina. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de 3 ervas.

3 formas de evitar ardência ao urinar

  1. Beba muito líquido: O consumo de água, chás e sucos (sem adoçar) colaboram para a limpeza do seu organismo, uma vez que ajudam a eliminar bactérias. ...
  2. Não segure a urina: ...
  3. Consuma alimentos ricos em vitamina C:

Alterações na alimentação: alguns alimentos e bebidas podem agravar os sintomas e, por isso, devem ser evitados. Os mais conhecidos são: café, álcool, adoçantes, pimenta, bebidas ácidas.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.