Quais são os sinais e sintomas da asfixia?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Sinais e Sintomas: Conforme a gravidade da asfixia, podem ir desde um estado de agitação, lividez, dilatação das pupilas (olhos), respiração ruidosa e tosse, a um estado de inconsciência com paragem respiratória e cianose da face e extremidades (tonalidade azulada). A situação é grave e deve-se intervir rapidamente!

Os seus tipos são: Direta e Indireta. Na direta: temos obstáculos mecânicos nas aberturas aéreas (narinas, boca e glote). Na indireta: o indivíduo sofre o processo de asfixia por impossibilidade de realizar movimentos de inspiração e expiração devido a força ou peso excessivo que lhe impede.

Suspenda-a no ar, de forma que o tronco, os braços e a cabeça fiquem curvados para baixo. Com uma das mãos, mantenha-a nesta posição. Coloque a outra mão acima do umbigo da criança e aperte rapidamente o punho contra o estômago dela. Repita o movimento até que o corpo estranho seja expelido pela boca.

Sufocamento, engasgo ou asfixia, são termos utilizados para caracterizar a dificuldade de respirar devido a presença de corpos estranhos na garganta. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, “corpo estranho” é qualquer objeto ou substância que inadvertidamente penetra o corpo ou suas cavidades.

Ela é caracterizada pela respiração curta, sensação de aperto no peito e impressão de não ter ar suficiente para respirar.

São exemplos de morte por asfixia:

  • Soterramento e hanseníase.
  • Afogamento e enforcamento.
  • Eletroplessão e esganadura.
  • Choque hipovolêmico e sufocamento.
  • E. Estrangulamento e litíase de vias biliares.

DIFICULDADE RESPIRATÓRIA DE INÍCIO SÚBITO, TOSSE, RESPIRAÇÃO RUIDOSA, CHIADO E NÁUSEA. EVOLUÇÃO PARA OBSTRUÇÃO TOTAL - AGRAVAMENTO DA DIFICULDADE RESPIRATÓRIA, CIANOSE E PERDA DE CONSCIÊNCIA.

Asfixiantes simples
Deslocam o oxigênio da atmosfera ambiente para que menos oxigênio seja inalado nos pulmões. O que provoca menos oxigênio atravessando a membrana alvéolo-capilar para oxigenar o sangue. Isso diminui a entrega de oxigênio aos órgãos vitais e resulta em metabolismo anaeróbico.

Assim, o enforcamento ocorre quando o laço é acionado pelo peso da vítima, e o estrangulamento quando o laço é acionado por força externa, sendo a asfixia um dos processos mais importantes do ponto de vista médico-legal.

respirATóriAs (AsfixiA MecânicA por sufocAção)
É feita de forma direta por meio de obstrução da boca e narinas – de modo acidental ou cri- minoso – das quais ocasionam equimoses e escoriações, reproduzindo-se no corpo da vítima as marcas das polpas digitais e das unhas.

Não ofereça alimentos redondos e duros, como uvas, pipoca, cenoura crua e nozes; Ensine a criança a mastigar; Ensine a criança a comer sentada e com a boca fechada, isso evita que ela tente falar e comer ao mesmo tempo.

Manobra de Heimlich

Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich. Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica).

Respiração da Morte: A respiração é rápida, superficial e/ou irregular. Há pausas na respiração. Ruídos como chocalho ou chocalho ("respiração chocalho") indicam muco nas vias aéreas. O moribundo não pode mais tossir ou engolir.

d) Por que a falta de oxigênio leva à morte por asfixia? Resposta: Porque os citocromos ficam "carregados" de elétrons, levando ao bloqueio do fluxo de elétrons ao longo das cadeias respiratórias que param, cessando de produzir ATP.

Causa possível da morte: Trata-se de morte por asfixia mecânica, causada por constrição do pescoço, tendo o presente caso a natureza de enforcamento, que consiste no uso de um laço fixado em um determinado...

O sinal de Etienne-Martin se apresenta por meio da cianose dos leitos ungueais. Nas asfixias por afogamento, os cadáveres apresentam sangue fluido escuro, característico da tríade asfíxica. A equimose de Tardieu, característica da tríade asfíxica, está presente na congestão polivisceral por disfunção pulmonar.

Essa pressão forte no peito desencadeia, logo em seguida, dores nos ombros, nos braços, no queixo e no abdômen. A sensação se diferencia dos ataques de pânico no sentido de ser uma pressão mais profunda e associada a outras dores físicas.

O que determina a gravidade de uma falta de ar é a sua frequência. Ter dificuldades para respirar mesmo parado ou em situações normais não é um bom sinal. A falta de ar constante deve ser investigada e devidamente tratada.