Quais são os sinais de uma pessoa possessiva?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

5 sinais de que você é uma pessoa ciumenta e possessiva

  • Mania de perseguição. ...
  • Invasão de privacidade. ...
  • Brigas constantes. ...
  • Mensagens e ligações. ...
  • Estar ao lado sempre.

Isso é o que o possessivo quer: que você acredite que sem ele não vai conseguir nada. Caso necessite, procure por ajuda profissional. Ajuda sincera: se a pessoa estiver disposta a mudar verdadeiramente, ofereça seu apoio para ajudá-la neste processo com feedbacks ou mesmo indicação de especialistas.

O mecanismo do ciúme possessivo
Ele nasce de sentimentos como baixa autoestima, complexo de rejeição e, principalmente, medo de perder a pessoa amada. Mas o principal combustível do ciúme possessivo é a insegurança. Indivíduos inseguros não confiam em si mesmos nem nas outras pessoas.

Um indivíduo possessivo é aquele que acredita deter a posse de algo. Muitas vezes, a posse é relacionada à uma pessoa, o que torna a possessividade algo perigoso no sentido de limitar a liberdade de outro ser humano. O ciúmes possessivo é a manifestação do sentimento de posse e exclusividade em relação a outra pessoa.

Palavras que indicam posse
Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa. Confira os exemplos abaixo: Todos viram meu carro novo.

Sintomas do ciúme patológico ou doentio

  1. Controlar o parceiro (a);
  2. Fazer visitas “surpresa”;
  3. Checar e-mails, bolsas, telefone, contas do cartão;
  4. Telefonas inúmeras vezes ao dia;
  5. Implicar com a roupa do parceiro (a) e com seus amigos;
  6. Seguir o parceiro (a) ou até mesmo contratar um detetive.

Thiago de Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relacionamentos amorosos, verificou em uma pesquisa realizada com 45 casais que o ciúme desperta a infidelidade: quanto maior o ciúme maior será a infidelidade do parceiro, esse efeito é conhecido como autorealizador.

Trocando em miúdos, o amor estaria próximo, de mãos dadas, com o bem estar da vida, a construtividade e o altruísmo. A posse é diferente. Trata-se do sentimento de manter o outro ou a causa para si, mais em função da satisfação própria no desejo de poder, custe o que custar.

Homens ciumentos não podem suportar a ideia de não saberem onde você está ou o que está fazendo. Este tipo de pessoa tem que saber exatamente os seus movimentos, caso contrário, ele vai ficar ligando e mandando mensagem para você para descobrir o que está “aprontando”.

As causas do ciúmes podem ser variadas de acordo com as pessoas e as relações, mas sua base é sempre a questão de insegurança, falta de autoconfiança e baixa autoestima.

Dosar o que demonstrar ou não em termos de ciúme pode ser, num outro ângulo, uma pitada de amor. Alguns comportamentos podem fazer a pessoa se sentir amada pelo outro; sentir que outro não quer a perda.

Quando o ciúme gera problemas
Quando o ciúme passa do ponto aceitável e se torna uma obsessão constante que gera brigas, desconfiança e incômodos frequentes, ele pode se tornar (muito) problemático.

O ciúme pode ser considerado patológico quando ultrapassa a barreira da boa convivência. Quando fatos e acontecimentos deixam o indivíduo mais preocupado e até mesmo paranoico.

Significado de Possessivo
adjetivo Que expressa uma vontade de possuir (algo ou alguém); que tem desejo de possuir; egoísta. Que não deixa a pessoa com a qual se mantém um relacionamento ser livre; diz-se de quem não deixa ou outro ser livre; ciumento. [Gramática] Que pode indicar posse: pronome possessivo etc.

Atente-se a estas diferenças para se autoavaliar:

  • Ciúme normal: Geralmente surge em breves momentos quando uma pessoa sente-se insegura da possibilidade de perder seu companheiro. ...
  • Ciúme exagerado: Acontece em pessoas que são inseguras, que têm medo de perder e têm baixa autoestima. ...
  • Ciúme obsessivo: ...
  • Ciúme patológico: