Quais são os sinais de tumor na cabeça?

Perguntado por: ogil . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

Perda do equilíbrio: pode haver perda de coordenação. Perda de audição: zumbido no ouvido, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Mudança na capacidade de sentir: calor, frio, pressão, um toque leve ou algo afiado. Alterações no pulso ou na frequência respiratória: se o tumor pressionar o tronco cerebral.

A dor de cabeça secundária é uma dor causada por uma condição clínica, como tumor cerebral, traumatismo craniano, infecção, ou medicação. As causas da dor de cabeça podem incluir: Câncer, incluindo tumores cerebrais, tumores da medula espinhal, tumores da glândula pituitária, nasofaringe e os linfomas do cérebro.

A ressonância magnética é útil para visualizar o cérebro e a medula espinhal, sendo considerada a melhor técnica para avaliar os tumores nessas áreas. As imagens obtidas com a ressonância são geralmente mais detalhadas do que as da tomografia computadorizada.

Dores de cabeça: geralmente é o primeiro sintoma e se torna mais frequente à medida que o tempo passa. Pode não melhorar com remédios comuns para dor de cabeça e ser acompanhado por náuseas e vômitos. A dor pode piorar quando o paciente se deita ou abaixa a cabeça.

No entanto, pesquisas indicam que os tumores cerebrais aparecem quando genes específicos nos cromossomos de uma célula estão danificados e não funcionam mais corretamente. Muitos desses genes ajudam a regular a taxa em que uma célula se divide. Outros reparam danos aos genes da célula.

Os exames incluem exames de imagem (tais como a ultrassonografia, mamografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, dentre outros), punções aspirativas por agulha fina, bem como diversos exames laboratoriais. O mais importante é procurar a opinião médica assim que qualquer sintoma surgir.

6- Angiografia cerebral
Este exame que detecta um tumor cerebral, também é conhecido como arteriografia. É um raio-X dos vasos sanguíneos no cérebro. A angiografia ajuda o médico a determinar se um tumor está afetando o suprimento de sangue para essa região.

Um tumor benigno, apesar de "benigno" no nome, pode causar alguns impactos na qualidade de vida e manifestar sinais como:

  • Nódulos.
  • Sangramentos;
  • Dor de cabeça, tontura ou problemas na visão;
  • Perda de apetite ou de peso;
  • Dores e desconfortos no local onde surgiu;
  • Dificuldades na respiração.

A dor de cabeça provocada pelo tumor cerebral é causada pelo aumento da pressão intracraniana. Então, é uma dor de cabeça forte, constante, que acompanha alteração visual, náuseas e vômitos. Muitas vezes, ela não vai melhorar com um analgésico ou o simples repouso.”

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.

Um sinal de alerta para a sua dor tem a ver com a intensidade, de acordo com o neurocirurgião: "Quando o incômodo for muito forte, ou vai ficando forte ao longo do dia, é preciso ficar atento, pois as dores súbitas podem indicar condições graves, como hemorragias, meningite ou AVC.

Tumores nessas células são chamados de Glioblastoma, sendo o tipo mais comum de tumor cerebral, principalmente entre adultos de 50 a 70 anos. O Glioblastoma é um tipo de tumor maligno, extremamente perigoso, que apresenta crescimento rápido e alta letalidade.

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: atividade física, tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

Meningeoma: tem origem nas meninges, camadas de tecido que recobrem o cérebro e a medula espinhal, e representam cerca de 25% dos tumores que atingem esses dois órgãos. É o tipo mais comum de tumor cerebral em adultos e sua incidência aumenta com a idade, sendo maior em pessoas na faixa dos 70 aos 80 anos.