Quais são os sinais de frases?

Perguntado por: rpilar . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Pontuação

  • Ponto ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. ...
  • Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: ...
  • Reticências ( ... ) a) indicar dúvidas ou hesitação do falante. ...
  • Parênteses ( ( ) ) ...
  • Ponto de Exclamação ( ! ) ...
  • Ponto de Interrogação ( ? ) ...
  • Vírgula ( , ) ...
  • Ponto e vírgula ( ; )

Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase. As reticências também podem indicar uma ação que ainda não terminou, além de transmitir sentimentos como dúvidas, surpresas, hesitações, suspense etc.

Usualmente, os sinais de pontuação que mais se destacam são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.

Elas podem ser usadas em citações, estrangeirismos, neologismos e gírias. Também podem ser usadas para destacar uma ironia e outras expressões. Títulos de filmes e de livros podem ser escritos entre aspas ou em itálico. Utilizamos aspas antes do ponto-final para encerrar um período iniciado sem aspas.

Sinal – é um dado objetivo que pode ser observado pelo examinador. Ex: edema, palidez, cianose, tosse.

QUANTO À FORMA: os sinais podem ser: Icônicos: quando há compromisso com a forma e/ou o movimento do objeto ou ação. Arbitrários: quando não apresentam compromisso algum com a forma ou o movimento. São sinais codificados que em geral expressam idéias abstratas, sentimentos e emoções, e precisam ser aprendidos.

Parágrafo – É a divisão imediata do artigo e pode conter explicações ou modificações da proposição anterior. Os parágrafos podem se desdobrar em incisos ou alíneas. É identificado pelo símbolo § ou §§, no plural.

Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas. Exemplos: Mário, o moço que traz o pão, não veio hoje.

O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.

As reticências, representada pela sequência de três pontos (...), é um sinal gráfico que sinaliza, principalmente, interrupção no discurso. Esse sinal de pontuação pode ser utilizado em diversas situações.

Os criminosos que praticaram furto têm quatro pontos tatuados nas mãos ou no peito, já para os que praticam roubo, são cinco pontos. Os punguistas têm, normalmente, um ponto na mão. E vários pontos, em forma de cruz, indica que aquela pessoa já cometeu homicídio.

Sinal de pontuação que indica interrupção da lógica do pensamento. As reticências marcam a interrupção da continuidade textual motivada pelo próprio desejo do autor e são representadas graficamente na língua escrita como três pontos seguidos “...”.

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases. Para tanto, os sinais de pontuação que as acompanham auxiliam para expressar o sentido de cada uma delas.

O travessão, assim como as aspas, é utilizado para marcar a fala de personagens em textos narrativos. Veja o exemplo abaixo: Pedro chegou ao trabalho e perguntou ao colega: - João, você fez o relatório trimestral?

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

O travessão (–) é um sinal de pontuação representado por uma barra na horizontal cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar passagens de texto.