Quais são os sinais de câncer no intestino?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

7 SINAIS DE ALERTA PARA CÂNCER DE INTESTINO

  • Sangue nas fezes;
  • Mudança do hábito intestinal;
  • Dor ou desconforto abdominal;
  • Alteração na forma das fezes (no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas);
  • Fraqueza e anemia;
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Massa (tumoração) abdominal.

Alterações significativas no formato das fezes
O formato das fezes pode ser alterado quando a passagem do intestino está bloqueada por um tumor. Fezes longas e finas, em formato de lápis, indicam que algo está impedindo as fezes de ocuparem todo o diâmetro do órgão.

O câncer de intestino é uma doença grave, com alta taxa de mortalidade e que abrange os tumores que se iniciam no cólon, no reto e no ânus. Porém, nem sempre é fácil identificá-lo, pois pode causar sintomas semelhantes aos de outras condições, como a síndrome do intestino irritável.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

Mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer, que podem incluir: Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes.

São considerados fatores de risco para o câncer de intestino: idade acima de 50 anos, dieta com alto teor de gordura e baixo teor de fibras, obesidade , sedentarismo e tabagismo. Pessoas que possuem histórico da doença ou casos de câncer de intestino na família precisam ficar mais atentas.

O que detecta: O antígeno carcinoembrionário (CEA) pode ser dosado para diferentes tipos de câncer, estando normalmente elevado no câncer no intestino, afetando o cólon ou o reto.

Sangue vermelho escuro ou preto pode vir do intestino ou do estômago, o que também pode ser preocupante. Você também pode estar percebendo mudanças nos hábitos intestinais, como fezes mais soltas ou a necessidade de defecar com mais frequência do que o normal.

A perda de peso ao longo dos meses sem uma mudança no estilo de vida ou na dieta pode ser um dos sintomas do câncer de intestino. Isso acontece porque as células tumorais usam boa parte do estoque energético do organismo, além do sistema imunológico, que trabalha mais rápido para combater o problema.

Além dos embutidos clássicos, como linguiça, salsicha, presunto e outros frios, há uma série de alimentos que passam por processo industrial similar: hambúrgueres, almôndegas e quibes industrializados, por exemplo, também levam conservantes, corantes e químicos que aumentam o risco para o câncer colorretal.

Ele segue logo abaixo do estômago, na direção da direita para a esquerda. Cólon descendente: inicia-se perto do baço, está presente no lado esquerdo do abdômen e segue para baixo.

O câncer em qualquer parte do corpo pode provocar sintomas genéricos como perda de peso sem que esteja realizando uma dieta para perder peso ou exercícios intensos, cansaço frequente e dor que não passa. No entanto, para chegar ao diagnostico correto é preciso fazer uma série de exames para descartar outras hipóteses.

Não há um sintoma característico de câncer que seja comum a todos os tipos. O que a maioria dos cânceres costuma manifestar são sinais e sintomas inespecíficos, como emagrecimento, cansaço, dor no corpo, etc., que podem ocorrer também em centenas de outras doenças.

A tosse prolongada é um dos sintomas da doença que vem acompanhada de uma redução do apetite e uma perda de peso rápida. Nas etapas mais avançadas do câncer, no caso do de pulmão, aparece a tosse com sangue e a falta de ar.

A maior parte dos casos de dor ocorre quando um tumor pressiona os ossos, nervos e órgãos do corpo. Pacientes com doença avançada são mais propensos a sentirem dor. Compressão da medula espinhal. Quando um tumor invade a coluna vertebral, pode pressionar a medula espinhal.

O câncer de ovário tende a se espalhar na cavidade abdominal. Em 80% das mulheres, quando o tumor é descoberto, as células adiposas na região da barriga já foram atingidas. Muitas vezes o crescimento do câncer no tecido gorduroso é maior do que no próprio órgão do sistema de reprodução feminino.

"Alimentos contaminados por aflatoxinas (que podem estar presentes em grãos e cereais mofados), alimentos salgados (carne de sol, charque e peixes salgados), embutidos e carnes processadas (salsichas e salames) aumentam o risco para o desenvolvimento de câncer, principalmente dos colorretais", diz a médica.

A maioria dos cânceres colorretais são adenocarcinomas. Esses cânceres se iniciam nas células que produzem o muco que lubrifica o interior do cólon e do reto. Alguns subtipos de adenocarcinoma, como anel de sinete e mucinoso, têm pior prognóstico do que outros subtipos de adenocarcinoma.

Graças ao diagnóstico precoce, o câncer de intestino tem excelentes chances de cura. Quando o tumor é identificado em suas fases iniciais, o sucesso do tratamento aumenta consideravelmente, com índices de cura superiores a 90%.