Quais são os sinais clínicos que indicam suspeita de TEP?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Não há quadro clínico específico ou patognomônico de TEP aguda. Os sintomas variam conforme o estado prévio do paciente e a extensão da tromboembolia. As manifestações clínicas mais comuns de episódios agudos submaciços de TEP são dispneia, taquipneia, dor torácica pleurítica e taquicardia.

Atenção especial é necessária para pacientes que apresentem síncope ou instabilidade hemodinâmica, uma vez que para esses pacientes está associado um maior risco de mortalidade. Sempre suspeitar de TEP se paciente tem diminuição abrupta de mais de 40mmHg de PA sistólica sem história de arritmia, sepse ou hipovolemia.

Tromboembolismo pulmonar (TEP) deve ser suspeitado em pacientes com fatores de risco para trombose venosa profunda (TVP) que apresentem, isoladamente ou associados, mal-estar indefinido, dispnéia/taquipnéia, choque súbito ou síndrome pulmonar hemorrágica.

Os sintomas da embolia pulmonar compreendem dispneia, dor torácica pleurítica, tosse e, em casos graves, atordoamento, pré- síncope, síncope ou parada cardiorrespiratória. Os sinais também são inespecíficos e podem incluir taquipneia, taquicardia e, em casos mais graves, hipotensão.

Radiografia de Tórax
Ele é muito útil para avaliar os possíveis diagnósticos diferenciais de TEP, como pneumonias, derrames pleurais e congestão pulmonar.

Dependendo do tamanho do trombo, a embolia pulmonar pode até provocar um quadro de morte súbita. Neste artigo daremos ênfase ao TEP.

Sinal de Palla:
Em poucas palavras, o sinal de Palla é uma dilatação da artéria pulmonar descendente à direita. Você vê aquela artéria pulmonar com um trombo lá dentro. Ele é mais encontrado nos quadros agudos de TEP. Em quadros mais avançados, fica difícil a sua observação.

A TC de tórax com finalidade de diagnóstico de TEP é realizada com o uso de contraste iodado intravenoso. Para o acesso intravenoso, utiliza-se cateter com calibre de 18 ou 20 e uma veia antecubital como acesso preferencial. O volume de contraste injetado é de 135 mL, com taxa de infusão de 4 mL/s.

Tomografia computadorizada espiral
Os achados característicos de TEP agudo são: 1) defeito de enchimento parcial central ou periférico circundado por um pequeno halo de contraste (Figura 1); 2) completo defeito de enchimento com obliteração de todo o vaso avaliado(6-8).

A angiografia por TC é o exame de imagem mais utilizado para diagnosticar embolia pulmonar.

O TEP pode ser não provocado (20% dos casos, geralmente relacionado a trombofilia) ou provocado (secundário a outras doenças) e surge a partir de um trombo que se descola do endotélio vascular e posteriormente é retido nas artérias pulmonares.

Embolia Pulmonar é uma doença que se dá pelo entupimento de uma ou mais artérias do pulmão. O problema é causado por um coágulo que bloqueia a passagem de sangue pela artéria. Geralmente, esse coágulo é formado em outras partes do corpo e acaba parando no pulmão.

Os principais sintomas de trombose pulmonar são:

  • falta de ar;
  • dor intensa no peito;
  • respiração ofegante;
  • tosse com sangue;
  • dedos e lábios azulados;
  • palpitações;
  • vertigem.

A arteriografia dos pulmões é o método mais preciso para diagnosticar a embolia pulmonar, ainda que seja bastante invasiva e pouco utilizada na prática. O procedimento emprega contraste para verificar o fluxo sanguíneo nas artérias e identificar os pontos exatos de oclusão.

Teste de Dímero-D: o exame de sangue de trombose
A trombose também é diagnosticada por exames laboratoriais e o principal é o teste de Dímero-D. Os Dímeros-D são resultado da deterioração de coágulos de fibrina que se formam pela ação de três enzimas: a trombina, o fator XIII ativado e a plasmina.

Tromboembolismo pulmonar (TEP) ou embolia pulmonar é um fenômeno que pode ocorrer devido à presença de um trombo nas veias, principalmente nas das pernas; as veias são os vasos sanguíneos que levam o sangue usado pelo corpo de volta ao coração, de onde é levado ao pulmão, local em que será enriquecido com oxigênio ...

Sintomas. Os sintomas típicos da embolia pulmonar são a falta de ar e uma dor no peito que piora quando se respira profundamente. Outros sintomas são a tosse, tonturas, uma coloração azul na pele e perda de consciência. As pessoas com um coágulo de sangue na perna também podem ter vermelhidão e inchaço da perna.

Dor constante - de 5 a 7 dias - e falta de ar.

A embolia pulmonar, também chamada de tromboembolismo pulmonar, é uma doença com potencialidade fatal. Ela ocorre em decorrência de um bloqueio em uma ou mais artérias dos pulmões. Essa obstrução pode ser causada por gordura, ar, coágulo de sangue ou células cancerosas.

Trombo é todo coágulo sanguíneo que se forma dentro do sistema circulatório, e embolia o desprendimento desse trombo na corrente sanguínea e consequente oclusão parcial ou total de uma veia ou artéria.