Quais são os símbolos sagrados de Umbanda?

Perguntado por: emeireles4 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

“Alguns exibem símbolos básicos como cruz, seta, estrela, machado, espadim e medalhas de santos populares”, escreve Lody, lembrando que os que trazem santos católicos, normalmente, pertencem aos adeptos da umbanda.

SIMBOLOGIA

  • AULA INAUGURAL. AULA INAUGURAL.
  • ORIXÁS E SEUS SÍMBOLOS. A ESTRELA DE OXALÁ A ESPIRAL DE LOGUNAM. O CORAÇÃO DE OXUM. A SERPENTE DE OXUMARE. O OFÁ DE OXOSSI. A FOLHA DE OSSAIN. A ESPADA DE OBÁ O MACHADO DE XANGÔ A ESTRELA DE OROINÁ A ESPADA DE OGUM. O RAIO DE IANSÃ A CHAVE DE OBALUAÊ O IBIRI DE NANÃ A ESTRELA DE IEMANJÁ

O binário profano/sagrado se traduz como uma oposição entre o real e pseudo real, na qual sagrado está extremamente saturado de ser, de significados, de conexões entre humanos e divindades que os cercam. Na transformação do profano em sagrado, os seres humanos se aproximam de seus divinizados.

As principais linhas de trabalho da Umbanda, que estão presentes em quase todos os terreiros, são as linhas de Caboclos, Pretos-Velhos e Erês (Crianças). Essas três linhas são conhecidas, conjuntamente, como "triângulo da direita".

O símbolo é o Ogó, um bastão adornado com cabaças e búzios. Os colares e roupas têm as suas cores, vermelho e preto. Os elementos são a Terra e Fogo.

Olorum

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

E o símbolo da Umbanda???
A princípio nossa religião tem a regência e o amparo do Sagrado Arco Íris Divino, representado pelas 7 linhas da Umbanda.

abebé

Aqueles que desejam ter filhos recorrem a ela, que é uma mãe serena, amorosa, que cuida com zelo tanto dos seus filhos quanto do seu marido. Oxum tem como um dos seus principais símbolos o abebé, que é um leque que possui um espelho em sua superfície, referência à beleza e à vaidade da orixá.

CORES: Preto, branco e vermelho. SÍMBOLOS: Xaxará ou Íleo, lança de madeira, lagidibá.

Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho (na umbanda), o azul, o branco e o verde (no candomblé). No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica.

No Brasil, são cultuados os seguintes orixás: Exú, Ogun, Omulu, Xapanã ou Abaluaiê, Xangô, Yasan, Oxossi, Nanan, Yemanjá, Oxum, Oxunmarê, Ossain e Oxalá. Os orixás detêm axés vinculados à natureza.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”.

Descrição. Guia de Aço, tradicionalmente usado pela Umbanda e demais religiões afro-brasileiras. Representa as 7 Linhas (Orixás) e tem um valor magnético único.

São eles: ar, água, fogo e terra. Apropriando-se das formulações da Doutrina Espírita para logo em seguida transformá-las, Pai Valdo afirma que esses quatro elementos são modulações de uma energia ou fluido primordial, contido em todos os seres e coisas, denominado “fluido cósmico universal”.

seja, representa os sete Orixás da Umbanda. É utilizada. também para proteção, pois significa que o médium.

É representada com saias rodadas, blusas rendadas, colares, flores e muitos enfeites. Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons.

Iansã é o orixá dos ventos, dos raios, das tempestades. É representada sob a forma de uma guerreira empunhando uma espada, sempre disposta a lutar por aquilo que considera justo. Sua cor é o Amarelo na Umbanda e o Vermelho no Candomblé. E seu símbolo é o Leque de Pena.

"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

Dia de Natal, 25 de dezembro, também é Dia de Oxalá, sincretizado com Jesus Cristo.