Quais são os símbolos dos sacramentos?

Perguntado por: alima . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Quais são os símbolos de cada sacramento

  • BATISMO: Água;
  • CRISMA: Óleo sagrado chamado Santo Crisma;
  • EUCARISTIA: O pão e o vinho consagrados na santa missa;
  • CONFISSÃO: Os pecados confessados diante do padre; EXTREMA UNÇÃO: O óleo sagrado chamado Óleo dos Enfermos; ORDEM: A imposição das mãos pelo Bispo;

(CIC 1597) O sacramento da Ordem é conferido pela imposição das mãos, seguida duma solene oração consacratória, que pede a Deus para o ordinando as graças do Espírito Santo, requeridas para o seu ministério. A ordenação imprime um caráter sacramental indelével.

No caso específico do sacramento da Penitência, ocorre algo peculiar tornando um pouco mais difícil determinar o sinal externo, uma vez que neste sacramento não há nenhum sinal visível como a água (no Batismo), o óleo (na Confirmação) e o Pão e o vinho (na Eucaristia).

Mateus 26:26–28; Lucas 22:17–20; I Coríntios 11:27–30; 3 Néfi 18:1–11, 28–29; 20:8–9; Doutrina e Convênios 20:75–79. Dallin H.

Quando inserimos os sacramentos no nosso dia a dia, passamos a experimentar a força de Deus, que é capaz de nos transformar em novas criaturas. Isso porque cada sacramento alcança o nosso coração e a nossa alma de forma particular. Inclusive, podemos dizer que cada sacramento conquista o nosso ser para Deus.

batismo

O batismo é considerado o primeiro dos sacramentos, porque é o início de tudo. Pelo batismo, os cristãos nascem para a vida espiritual e se tornam filhos de Deus. De acordo com a Igreja Católica, é o caminho para a salvação.

Segundo a doutrina da Igreja Católica, a Crisma – ou a Confirmação – é um sacramento em que o fiel recebe, através da ação do bispo, uma unção com o Crisma (óleo). Trata-se de um rito em que o ministro impõe as mãos sobre os crismandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo.

A Crisma é o sacramento de confirmação da graça e das promessas do batismo. O seu significado está relacionado com o fato do cristão, livremente, reformar a sua vontade de seguir junto do caminho de Deus e da Igreja.

O Sacramento da ordem e o matrimônio são os sacramentos do serviço. Enquanto os sacramentos da iniciação são voltados para a santificação e a missão de evangelizar, os sacramentos do serviço são para o serviço dos irmãos na sua busca de santidade.

Os Sacramentos da Ordem e do Matrimônio, são chamados de sacramentos de serviço e comunhão, pois dão a graça para a pessoa desenvolver sua vocação na sociedade, servindo aos irmãos.

O Sacramento é um sinal sensível, instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo para nos dar a graça santificante e as graças de cada Sacramento, e realizado durante uma cerimônia da Igreja Católica. Para existir o sacramento é preciso haver, a matéria, a forma e a graça sacramental.

Os símbolos quaresmais, bem como os gestos e sinais, já são bem conhecidos: Oração, Jejum, Abstinência, Esmola, Cinzas, o Roxo na Liturgia, Penitência, Confissão, Rezar a Via Sacra, os Ramos, a Palavra de Deus… E no Brasil, temos ainda a Campanha da Fraternidade, criada e organizada pela CNBB.

Unção dos enfermos é um rito cristão que consiste em ungir os enfermos com um óleo sagrado. Na Igreja Católica, o ritual é também denominado “Santa Unção”, “Último Sacramento” ou "Extrema-Unção".

A celebração desse sacramento consiste essencialmente na unção com óleo benzido, se possível, pelo bispo, na fronte e nas mãos do enfermo (no rito romano ou também noutras partes do corpo segundo outros ritos), acompanhada da oração do sacerdote, que implora a graça especial desse sacramento.

Sacramento de Cristo morto e ressuscitado, a Eucaristia é aqui sacramento da passagem da morte para a vida, deste mundo para o Pai [Cf. Jo 13,1] . Reflexão: O Catecismo da Igreja Católica nos apresenta o viático, como o “último sacramento do cristão”.

O Concílio de Trento foi realizado na cidade de Trento, na Itália, entre 1545 e 1563. Neste Concílio foram reafirmados os dogmas de fé questionados pelos protestantes como os sete sacramentos, a autoridade papal, a salvação pelas obras, o culto aos santo, e muitos outros.

2) Instituído por Jesus Cristo: Os Sacramentos foram instituídos por Cristo durante a sua vida mortal, deixando à Igreja o estabelecimento de seus ritos. Somente Deus pode ligar um sinal visível à faculdade de produzir graça.