Quais são os símbolos do Egito?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Quais são os símbolos egípcios?

  1. 1) Cruz de Ansata, ou Ankh. Fonte: Segredos do Mundo. ...
  2. 2) Olho de Hórus, o símbolo egípcio da clarividência. ...
  3. 3) Fênix, o símbolo egípcios da figura mitológica. ...
  4. 4) Escaravelho. ...
  5. 5) Pena, o símbolo egípcio da justiça e verdade. ...
  6. 6) Serpente. ...
  7. 7) Gato, o símbolo egípcio dos seres superiores. ...
  8. 8) Tyet.

O sistema de numeração egípcio baseava-se em sete números chave: 1, 10, 100, 1.000, 10.000, 100.000 e 1.000.000, um traço vertical representava 1 unidade, um osso de calcanhar invertido representava o número 10, um laço valia 100 unidades, uma flor de lótus valia 1.000, um dedo dobrado valia 10.000, um girino ...

A árvore da vida é uma representação presente em várias culturas e religiões pelo mundo. Apesar de a origem deste símbolo ser desconhecida, existem muitas teorias sobre o assunto. Na Bíblia, onde a árvore se faz presente, ela aparece localizada no Jardim do Éden, em uma posição central.

Anúbis foi um deus egípcio representante dos mortos e da mumificação, mas que, gradualmente, perdeu esses atributos para outro deus egípcio, Osíris. De toda forma, ele permaneceu como protetor dos túmulos e cemitérios e guia dos mortos na vida após a morte, participando também do julgamento no Tribunal de Osíris.

Os hieróglifos podem ser lidos em praticamente qualquer sentido: da esquerda para a direita, da direita para a esquerda ou de cima para baixo. Para descobrir como você deve ler um determinado conjunto de hieróglifos, tente localizar o glifo com uma cabeça.

Uraei ou Uraeuses; do língua egípcia jrt) é o adorno em forma de serpente usado nas coroas de deuses e faraós do Antigo Egito como símbolo de soberania. Segundo um dos Textos das Pirâmides, deus Gebe deu à cobra do faraó o direito de ser a mantenedora legítima do trono do Egito.

A primeira e mais importante delas é a hieroglífica, que era estritamente utilizada para a impressão de mensagens em túmulos e templos. Logo em seguida, havia a escrita hierática, uma simplificação da hieroglífica, e a demótica, utilizada para escritos de menor importância.

A serpente é uma antiga divindade da sabedoria no Médio Oriente e na região do mar Egeu, sendo, intuitivamente, um símbolo telúrico. No Egito, Rá e Áton ("aquele que termina ou aperfeiçoa") eram o mesmo deus. Áton o "oposto a Rá," foi associado com os animais da terra, incluindo a serpente.

Além disso, Anúbis tem como símbolo o chicote que ele carrega junto ao seu corpo. Essa representação seria explicada porque naquele momento da história, os mortos eram enterrados em covas rasas. Assim, para evitar a ação de saqueadores, cães e chacais eram usados como protetores.

coração

O coração é um símbolo do amor que é mundialmente conhecido.

Na simbologia das formas, o círculo é associado ao ponto e ambos podem ser considerados como sinais supremos de perfeição, união e plenitude.

Na mitologia, Osíris era uma divindade filha de Geb, deusa da Terra, e Nut, deusa do céu. Do amor entre esses dois deuses, nasceu Osíris e seus irmãos, Ísis, Set, Néftis e Hórus (uma variação de Osíris). Nos mitos egípcios, Osíris era casado com Ísis e com ela teve um filho chamado Hórus.

O poder mágico atribuído a ela era maior que o de todos os outros deuses, sendo dito que Ísis protegia o reino de seus inimigos, governava os céus e o mundo natural e até mesmo tinha poder sobre o próprio destino.

O egípcio foi falado até o final do século XVI d.C. na forma do copta. A língua nacional do Egito moderno é o árabe egípcio, que, gradualmente, substituiu o copta como a língua cotidiana nos séculos após a conquista muçulmana do Egito.

A escrita do antigo Egito era chamada de hieroglífica (vem do grego “hieróglifo”, que significa sinal sagrado) e era primitivamente pictográfica, isto é, cada símbolo representava um objeto.

Cruz de Ansata como Símbolo de Fertilidade
Como símbolo da fertilidade, o laço representava o órgão feminino e a linha abaixo representava o órgão masculino. Isso certamente também reflete a criação de uma nova vida, para não ser mal interpretada. A Cruz de Ansata simboliza o homem e mulher em perfeita união.

O gás carbônico liberado tanto na combustão completa da sacarose quanto na decomposição do bicarbonato faz a estrutura de carbono inflar, crescendo, e é isso que dá o efeito de uma serpente subindo.

- Medusa: uma feiticeira com cobras no lugar dos cabelos. Reza a lenda que se alguém olhar diretamente para uma Medusa é transformado numa estátua de pedra.

A sociedade egípcia era considerada como estamental, ou seja, era composta por camadas e uma hierarquia, também conhecida como estratificação social. Outra característica marcante era seu caráter hereditário, o que significava que um indivíduo não poderia migrar de um patamar para o outro.

Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses). De acordo com este povo, os deuses possuíam poderes específicos e atuavam na vida das pessoas. Havia também deuses que possuíam o corpo formado por parte humana e parte de animal sagrado.

As pirâmides do Egito são estruturas faraônicas e suntuosas construídas na antiguidade para abrigar o corpo e os bens dos faraós. As pirâmides serviam também para demonstrar o poder que os faraós tinham sobre o Egito, uma vez que eram os próprios representantes dos deuses na terra.