Quais são os símbolos da Páscoa para os evangélicos?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Os símbolos da Páscoa são variados e indicam, direta ou indiretamente, sempre a mesma ideia: a Ressurreição de Cristo e a vitória sobre a morte. Contudo, a Páscoa para os evangélicos simboliza a passagem da escravidão do pecado para a liberdade da vida de Deus. O grande amor de Deus pela humanidade.

Os evangélicos celebram a Ceia do Senhor, com o pão e vinho que simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. "Essa data aponta para uma libertação plena e maior que acontece com o sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário, e é por isso que nesse período a festa é substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho".

A celebração da Páscoa é acompanhada de vários símbolos e tradições, como o coelho, ovos de chocolate, pão, vinho, peixe, entre outros. Tradicional celebração cristã, a Páscoa representa o dia da ressurreição de Cristo para os fiéis.

O coelho de Páscoa tornou-se o símbolo da fertilidade e da vida, devido à particularidade deste animal de se reproduzir em grandes ninhadas. Está relacionado com a Páscoa por representar a esperança de vida na Ressurreição de Jesus Cristo.

e) O mais primitivo ritual da Páscoa encontra-se em Êxodo 12.21-28. I. Instrução de Javé para Moisés e Aarão - v. 21-27a.

Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe a receita para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época. A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos.

A segunda história bíblica que traz significado para a Páscoa é a da morte de Jesus Cristo. Para salvar a humanidade do pecado, Deus sacrificou seu único filho, para que seu sangue limpasse os pecados das pessoas. Por que ovos e coelhos são símbolos da Páscoa?

Os alimentos são os símbolos da Páscoa que reproduz alguns conceitos importantes do cristianismo, como a ideia de renascimento e um poder superior chamado de “Espírito Santo”. Para os cristãos, o pão e o vinho representam respectivamente o corpo e o sangue de Jesus Cristo, simbolizando a vida eterna.

Sinos: são eles que anunciam, nas igrejas católicas, a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa. Círio Pascal: é uma vela acessa com as letras gregas "alfa" e "ômega" (início e fim). A luz da vela representa a ressureição de Cristo. Colomba pascal: criado na Itália, é um pão doce em formato de pomba.

A Sexta-feira da Paixão para os evangélicos é uma tradição judaica. Assim, a Igreja Evangélica acredita que os protestantes não devem viver de acordo com a tradição judaica, já que para eles o cristianismo marca o tempo da graça.

Antigamente, a Sexta-Feira Santa era considerada o feriado mais importante dos cristãos protestantes. Hoje há amplo consenso entre as religiões cristãs que a morte de Cristo, em sacrifício pelos pecados da humanidade, está indissociavelmente ligada à Páscoa, ou seja, ao dia de sua ressurreição.

Durante a Semana Santa, as celebrações evangélicas acontecem normalmente, não alterando suas rotinas. Conforme os pastores, a vida e o ministério de Jesus Cristo é relembrando constantemente, inclusive nesta semana. As mensagens nos cultos costumam ser temáticas, enfatizando o ministério de Jesus Cristo.

O Girassol é um dos símbolos (pouco convencional) da Páscoa. Significa a busca da luz pelos cristãos em Jesus Cristo! A congratulação é emblematicamente inspirada na ressurreição, no “clima” para a Copa 2014!

lírio branco

O lírio branco é considerado uma flor muito tradicional da Páscoa, por ter sido mencionado no por Jesus, representa esperança e amor, divindade e pureza.

Na véspera da Páscoa, os cristãos fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo.

Diferença entre Páscoa Judaica e Páscoa Cristã
Os judeus comemoram a passagem da escravidão para libertação, enquanto que os cristãos comemoram a passagem da morte para vida durante a ressurreição de Jesus Cristo, o Messias. Até o século IV a Páscoa Judaica era comemorada no mesmo dia da Páscoa cristã.

Como a Páscoa era celebrada pelos judeus
Conforme o livro do Êxodo, a primeira Páscoa dos judeus foi celebrada quando ainda estavam no Egito sendo escravizados. As instruções dessa celebração foram transmitidas por Deus aos judeus por meio de Moisés.

6 Não está aqui, porque já aressuscitou, como tinha dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. 7 E ide imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dos mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis.