Quais são os silvos de trânsito?

Perguntado por: mmagalhaes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 4 votos

Um silvo breve: significa “siga”; Dois silvos breves: significa “pare”; Um silvo longo: significa “reduza a velocidade”.

Silvo curto: indica que é para o carro seguir; Dois silvos curtos: é indicação para o veículo parar; Silvo longo: indica que o automóvel deve reduzir a marcha que está sendo utilizada.

- Três silvos breves: Acenda a lanterna - Sinal de advertência. O condutor deve obedecer à intimação. - Um silvo longo: Diminua a marcha - Quando for necessário fazer diminuir a marcha do veículo.

Apenas cinco modos de apitar: um silvo breve significa pare; dois silvos breves, siga; um silvo longo determina que se diminua a marcha, um longo e um breve acione o farol, e dois silvos longos desça do veículo.

Existem diversos tipos de apitos disponíveis no mercado, mas vamos focar em dois tipos principais: apito esportivo e apito de segurança.

Os sinais sonoros são os representados pelos silvos do apito do agente de trânsito, e somente podem ser utilizados em conjunto com os seus gestos, existindo uma padronização de significados, para apenas três modos de apitar: um silvo breve significa siga; dois silvos breves, pare; e um silvo longo determina que se ...

Um apito curto significa que o barco irá passar a estibordo.

Braços estendido horizontalmente, com a palma da mão para frente, do lado do trânsito a que se destina. Ordem de parada para todos os veículos que venham de direções que cortem ortogonalmente a direção indicada pelo braço estendido, qualquer que seja o sentido do seu deslocamento.

A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais; II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais; III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

É uma sinalização executada pelo agente de trânsito e pelo condutor de veículo utilizando instrumentos sonoros tais como apitos, buzina e sirenes. O condutor de veículo, quando quer advertir alguém, utiliza a buzina, restringindo-se a um toque breve.

A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária composta de marcas, símbolos e legendas, apostos sobre o pavimento da pista de rolamento.

Secretaria Nacional de Trânsito - órgão executivo da União que tem por obrigação supervisionar, coordenar, controlar e fiscalizar a política do Programa Nacional de Trânsito.

Braços para fora
Braço esquerdo esticado significa mudança de direção à esquerda (em substituição às setas). Já o braço esquerdo dobrado indica que o condutor irá virar à direita.

3ª) a desobediência ao sinal de parada obrigatória, representado pelo gesto do agente de trânsito, acompanhado ou não do sinal sonoro: 2 silvos breves do apito (neste caso, a infração também é do artigo 208, e não do artigo 195, “desobedecer às ordens emanadas pelo agente de trânsito”, como alguns imaginam).

Em resumo, quando há vias que se cruzam sem sinalização, a preferência é do veículo que estiver à direita do condutor. No caso de rotatórias, a preferência será daquele motorista que já estiver circulando por ela. E quando o fluxo for proveniente de uma rodovia, a preferência será de quem já estiver circulando por ela.

Sinalização gráfica horizontal é aquela executada sobre o pavimento de uma via para o controle, advertência e orientação ou informação do usuário. São faixas e marcas feitas no pavimento, com tinta refletiva, de preferência, e nas cores amarela e branca.