Quais são os significados das cores utilizadas na pintura corporal dos povos indígenas?

Perguntado por: ocosta6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

A cor amarela representa o sol, o vermelho, o fogo, a cor marrom representa a terra, o azul significa o céu e o verde, a natureza.

A cor vermelha é utilizada pelos indígenas quando predomina o sentimento de guerra. Simboliza o sangue derramado no período da colonização do Brasil, diante dos confrontos com colonizadores.

O amarelo representa o sol , o vermelho o fogo , o marrom representa a terra o azul significa o céu e o verde a natureza. 2)A pintura corporal utiliza tintas naturais, provindas de árvores e frutos. A mais utilizada é preparada através do jenipapo, uma fruta muito apreciada pelos índios.

Um determinado desenho na pintura corporal, por exemplo, pode indicar a quantidade de filhos, a ocupação do índio dentro da tribo ou o cumprimento dos ritos de passagem. Os desenhos registram fatos e compartilham com a tribo seus significados.

Para realizar a pintura, os índios utilizam tintas naturais feitas à base de plantas e frutos. A cor branca é alcançada com o uso da tabatinga, a tonalidade vermelha, por sua vez, é obtida com o urucum. Outros frutos como o jenipapo também são bastante usados.

Eles usavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos para pintar o corpo e as paredes das cavernas. Logo eles perceberam que era necessário um elemento “ligante” para fixar a pintura no local onde era feita e torná-la mais durável. Com gordura de animais e seiva de plantas, esse problema foi resolvido.

A pintura tem, normalmente, duas finalidades: Proteger e Embelezar. Assim sendo, seja na escolha da tinta, seja da classificação ou no recebimento do serviço, deve-se considerar se essas duas metas foram atingidas.

As cores que mais aparecem são:

  • o vermelho, obtido do urucum;
  • o preto, fornecido pelo sumo do jenipapo misturado à fuligem;
  • o amarelo, extraído do açafrão e o branco da tabatinga.

— No Brasil, temos uma variação de pele índigena: na região Centro-Oeste, há um predomínio do mameluco, isso é, de um tom de pele meio amarelado, para quem são indicados tons de rosa e bronze. Já os índios do Norte têm a pele mais escura ou avermelhada, que fica melhor com tons de vermelho escuros e dourados.

A Classificação oficial do IBGE na atualidade resume-se, em ordem alfabética: Amarelo; (II) Branco; (III) Indígena; (IV) Pardo e (IV) Preto.

O corante de jenipapo é obtido a partir do fruto jenipapo, que é muito utilizado na pintura corporal indígena devido a sua tonalidade forte (preto-azulada) e a sua durabilidade.

O grafismo pintado nos corpos indígenas, em seus trajes e utensílios marca a identidade de cada povo. Um determinado desenho na pintura corporal por exemplo, pode indicar a quantidade de filhos, a ocupação do indígena dentro de sua comunidade ou o cumprimento dos ritos de passagem.

Arte. Os finos desenhos corporais realizados pelos Kadiwéu constituem-se em uma forma notável da expressão de sua arte. Hábeis desenhistas estampam rostos com desenhos minuciosos e simétricos, traçados com a tinta obtida da mistura de suco de jenipapo com pó de carvão, aplicada com uma fina lasca de madeira ou taquara.

Pintura corporal
Cada etnia indígena possui um tipo específico de pintura, que é representativa e identifica as características da tribo. As tintas utilizadas na pintura corporal são obtidas a partir de elementos da natureza, como na extração de óleos de sementes e flores.

Pintura: saiba mais de 8 de suas técnicas mais populares

  1. 1 – Pintura à óleo. Para começar trazemos a técnica mais famosa. ...
  2. 2 – Aquarela. ...
  3. 3 – Acrílica. ...
  4. 4 – Pintura Guache. ...
  5. 5 – Serigrafia. ...
  6. 6 – Aerografia. ...
  7. 7 – Pintura em pastel. ...
  8. 8 – Pintura digital.