Quais são os seis princípios da contabilidade?

Perguntado por: aportela8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Os princípios são: o da entidade, o da continuidade, o da oportunidade, o do registro pelo valor original, o da competência e o da prudência.

Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

Princípio da entidade
Exemplo de violação de tal princípio ocorre quando o proprietário de determinada empresa adquire, com o patrimônio desta, automóvel para sua utilização pessoal.

Resposta: Flexibilidade. Explicação: Flexibilidade não é um principio contábil e sim facilidade e ligeireza de movimentos; agilidade, elasticidade, elegância.

Art. 3º São Princípios Fundamentais de Contabilidade: I) o da ENTIDADE; II) o da CONTINUIDADE; III) o da OPORTUNIDADE; IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; V) o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; VI) o da COMPETÊNCIA; e VII) o da PRUDÊNCIA.

§ 1º O Princípio da PRUDÊNCIA impõe a escolha da hipótese de que resulte menor patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais Princípios Fundamentais de Contabilidade.

O Princípio da Entidade trata da separação dos patrimônios da empresa e de seus respectivos sócios, fazendo com que os registros sejam feitos de forma bem clara e autônoma, de forma que não fique nenhuma dúvida. É importante saber o que pertence à Empresa e o que é patrimônio pessoal.

Finalmente, o princípio da materialidade refere-se à necessidade de as demonstrações financeiras deverem evidenciar devidamente todos os elementos relevantes, tendo em conta designadamente os utilizadores da informação contabilística.

Refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

Princípio do Custo Histórico Como Base de Valor
O Custeio por Absorção, por exemplo, se utiliza deste princípio ao valorizar os estoques e o custo dos produtos vendidos pelo valor de aquisição, sem aplicar correção inflacionária ou outro fator que reflita a valorização em tempo oportuno.

LEI Nº 11.638, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2007.
Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras.

Os princípios da contabilidade são um conjunto de normas gerais que delimitam a aplicação das Ciências Contábeis. Elas representam a essência das doutrinas e teorias contábeis, que regem a atuação dos profissionais de contabilidade.

LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964
Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

Contas patrimoniais
São aquelas em que registramos os bens, direitos e obrigações. Poderão ser ativas, quando representam bens e direitos, ou passivas, quando representam obrigações.

Os Princípios Fundamentais de Contabilidade são: Princípio da Entidade; Princípio da Continuidade; Princípio da Oportunidade; Princípio do Registro pelo Valor Original; Princípio da Atualização Monetária; Princípio da Competência; Princípio da Prudência.

A aplicação do Princípio da PRUDÊNCIA – de forma a obter-se o menor Patrimônio Líquido, dentre aqueles possíveis diante de procedimentos alternativos de avaliação – deve ser observada quando, existindo um ativo ou um passivo já escriturado por um determinado valor, segundo o Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL, ...

As Normas Profissionais estabelecem regras de exercício profissional e classificam-se em:

  • NBC PG – Geral.
  • NBC PA – do Auditor Independente.
  • NBC PP - do Perito Contábil.

As Normas Brasileiras de Contabilidade, sejam elas Profissionais ou Técnicas, estabelecem preceitos de conduta profissional e padrões e procedimentos técnicos necessários para o adequado exercício profissional.

Tem como objetivo os estudos dos patrimônios, dos bens, direitos e obrigações para empresas, públicas ou privadas, e pessoas físicas e jurídicas. Dessa forma, você e sua empresa precisam entender a importância da contabilidade para projetar o crescimento do negócio de forma estratégica.

O conceito básico desse princípio diz que sempre que um negócio é aberto a vida útil dele é indeterminada e pensado em longo prazo. A isso se chama continuidade e ela impacta diretamente nas questões de compromissos financeiros de uma Empresa.

Com o objetivo de uniformizar a atuação dos contadores, a contabilidade desenvolveu a convenção do conservadorismo, ao estabelecer que, entre alternativas possíveis para o patrimônio, deve-se optar por aquela que represente o menor valor para o ativo/receita e maior valor para o passivo/despesa.