Quais são os santos da Igreja Ortodoxa?

Perguntado por: dlopes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Páginas na categoria "Santos ortodoxos"

  • Aleixo de Roma.
  • Alexis Toth.
  • Ana, a Profetisa.
  • André I de Vladimir.
  • Antônio de Kiev.
  • Aquiles de Lárissa.
  • Atanásio III de Constantinopla.

No Brasil a Igreja Ortodoxa ... Os cristãos ortodoxos acreditam num único Deus que é ao mesmo tempo três e um (triuno): o Pai, o Filho e o Espírito Santo, "um em essência e indivisível".

Assim como os católicos, os cristãos ortodoxos se baseiam na Bíblia e nos ensinamentos de Jesus Cristo, mas diferem da Igreja Católica quanto a ritos e doutrinas. Os ortodoxos não reconhecem a autoridade do papa (seguem os patriarcas), e sua liturgia é mais longa e mais rebuscada.

O Cristianismo ortodoxo venera uma cruz com um desenho diferente daquela que costumamos ver nas igrejas latinas. A cruz ortodoxa tem oito braços e Jesus aparece com os dois pés feridos por cravos.

A Igreja Ortodoxa se vê como a verdadeira igreja criada por Jesus Cristo, além de não reconhecerem o Papa como autoridade. Para os cristãos ortodoxos, como são chamados, não existe purgatório e não acreditam na virgindade de Maria após a concepção.

O Papa da Igreja Ortodoxa Copta de Alexandria, ou Papa de Alexandria é o chefe da Igreja Ortodoxa Copta [1] de Alexandria no Egito, que tem cerca de 16 milhões de membros em todo o mundo, incluindo cerca de 12 milhões de cristãos do Egito e outros 4 milhões expatriados na Diáspora.

Patriarca Kirill

O chefe da Igreja Ortodoxa Russa, Patriarca Kirill, está entre os indivíduos que serão incluídos na proposta de sexta rodada de sanções da União Europeia (UE), segundo duas fontes que viram os documentos completos.

No Cristianismo Ortodoxo, a Divina Liturgia (a Santa Missa) dura ao menos uma hora e meia. Se ainda é precedida de algum outro ofício, dura duas horas e meia. Dá-se o caso em que diversos ofícios com a Divina Liturgia durem também 12-13 horas, tendo início à tarde e terminando na manhã seguinte.

A legislação atual, portanto, exige para a lícita comunhão numa igreja ortodoxa: a) estado de necessidade; b) que se evite qualquer perigo de erro [14] ou indiferentismo; c) que o fiel esteja física ou moralmente impossibilitado de receber de um ministro católico os sacramentos (e apenas estes) da Penitência, ...

Ortodoxo é aquele que segue fielmente um princípio, uma norma ou uma doutrina. Do grego “orthos” que significa “reto” e “doxa” que significa “fé”. É o que está em conforme com a doutrina religiosa tida como verdadeira.

Aquele ou aquilo que obedece estritamente à lei ou à religião estabelecida, a uma filosofia, doutrina teológica ou ideologia política.

Algumas das principais igrejas ortodoxas no Brasil são: Igreja Ortodoxa Antioquina, Arquidiocese de São Paulo e Todo o Brasil (Patriarcado de Antioquia); Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina São Jorge de Brasília (Patriarcado de Antioquia); Eparquia Ortodoxa do Brasil (Igreja Autocéfala da Polônia); Igreja ...

Na Igreja Católica latina, que todos conhecemos, somente os Diáconos permanentes podem estar em matrimônio. Uma curiosidade é que os padres casados não podem ser elevados a bispos.

Os sacerdotes ortodoxos orientais realmente podem consagrar a Eucaristia tal como os sacerdotes católicos. Os Bispos ortodoxos orientais são verdadeiramente Bispos e têm o poder de ordenar outros Bispos e sacerdotes. As ordenações anglicanas, ao contrário, não são reconhecidas como válidas pela Igreja [Católica].

Significado de Ortodoxia
Este termo é normalmente associado à uma doutrina cristã, que é caracterizada por seguir rigorosamente todas as normas tradicionais da igreja.

Cruz Missioneira: Símbolo de fé redobrada e proteção nas Missões.

A principal diferença entre as correntes está na adaptação ou não da tradição ritualística e teológica judaica às mudanças do mundo moderno. Os ortodoxos são os que cumprem estritamente os 613 preceitos estipulados pela Lei Judaica, conhecida como Halachá.

Credo de Constantinopla

A base da igreja ortodoxa original é o Credo de Constantinopla, escrito em 381. É uma cisão do cristianismo que ocorreu predominantemente na parte oriental do então Império Romano. Por volta do século V d.C., os cristãos do Antigo Oriente Próximo se separaram da Igreja Imperial Romana.

Jerusalém Ocidental

Os judeus ortodoxos vivem em um mundo à parte da moderna Jerusalém Ocidental, dedicando suas vidas aos estudos da lei e pensamento judaicos, praticando o que acreditam ser a forma mais pura de judaísmo.