Quais são os saberes de Paulo Freire?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 5 de maio de 2023
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Na Pedagogia da Autonomia, o Paulo Freire (2006) fala dos saberes indispensáveis à prática educativa. Afirma que o ensino demanda: rigorosidade metódica, pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criticidade, estética e ética, corporeificação das palavras pelo exemplo, risco, etc.

Para o mesmo autor, durante exercício da docência os professores adquirem e mobilizam diversos tipos de saberes docentes tais como: saberes da formação profissional, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes experienciais.

Nessa perspectiva, Delizoicov e Angotti (1990) caracterizam a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos em três etapas: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento.

Recomendo a leitura e resolvi falar sobre os 3 Saberes da Docência que a autora defende como sendo essenciais para qualquer educador: saberes do conhecimento, saberes pedagógicos (andragógicos) e saberes da experiência.

sete saberes “fundamentais” que a educação do futuro deveria tratar em toda sociedade e em toda cultura, sem exclusi- vidade nem rejeição, segundo modelos e regras próprias a cada sociedade e a cada cultura.

São eles: 1) saber disciplinar, referente ao conhecimento do conteúdo a ser ensinado; 2) saber curricular, referente à transformação dos saberes produzidos pela ciência num corpus que será ensinado nos programas escolares; 3) saber das ciências da educação, relacionado com o conjunto de conhecimentos profissionais ...

São saberes oriundos das ciências da educação em termos de teorias e concepções que possam orientar a prática educativa, portanto, produzidos para serem incorporados à formação profissional do professor. Seria os saberes pedagógicos que o professor mobilizaria para atender a função da instituição escolar.

A prática educativa envolve afeto, emoção, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança e da construção real da cidadania. A Pedagogia da Autonomia está fundamentalmente alicerçada na ética, no respeito à dignidade e a própria autonomia do educando.

Significado de Saberes
substantivo masculino plural Conhecimentos; a reunião do que expressa sabedoria, sapiência; conjunto de conhecimentos sobre algo ou alguém: saberes científicos. Etimologia (origem da palavra saberes). Plural de saber.

Saberes experienciais
Esses são os saberes específicos que cada professor desenvolve em seu trabalho cotidiano. Segundo Tardif (2014) “[...] brotam da experiência e são por ela validados. Eles incorporam-se à experiência individual e coletiva sob a forma de habitus e de habilidades, de saber-fazer e saber-ser.” (p.

Conceitua-se Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), o processo de seleção a qual são reconhecidos os conhecimentos e habilidades desenvolvidos a partir da experiência individual e profissional, bem como, no exercício das atividades realizadas no âmbito acadêmico, para efeito do disposto no Art.

As quatro etapas e Paulo Freire nas suas cinco pedagogias: do oprimido, da esperança, da autonomia, da indignação e da tolerância.

Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.

Esses saberes necessários podem assim ser classificados: saber pedagógico, saber disciplinar, saber curricular, saber crítico-contextual e experiencial (BODART, 2021a).

Na prática, a diferença entre conhecimento e sabedoria se aplica da seguinte forma: conhecimento é o conjunto de experiências e coisas que se conhece, enquanto sabedoria se refere à forma como se utiliza esse conjunto.

"São saberes que brotam da experiência e são por ela validados. Incorporam-se à vivência individual e coletiva sob a forma de habitus e de habilidades, de saber fazer e de saber ser." (1991, p.