Quais são os riscos de uma gravidez após os 40 anos?

Perguntado por: szagalo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Problemas genéticos. Outro fator importante, para a gravidez de casais mais velhos é a probabilidade de gerar um feto com problemas genéticos. Segundo especialistas, pais com mais de 40 anos tem 30% a mais de chances de gerar um bebê com Síndrome de Dawn.

Como ter uma gestação após os 40 anos de forma segura? A partir dos 35 anos qualquer gestação é denominada “gravidez tardia”. Isso porque o período entre os 20 e os 35 é considerado o auge da fertilidade feminina, e depois disso as chances de concepção natural diminuem gradativamente.

Para aumentar as possibilidades de gravidez após os 40 anos, existem as técnicas de reprodução assistida, sobretudo a FIV (fertilização in vitro). Caso o adiamento da gestação seja planejado, a paciente tem a opção de congelar os seus óvulos, de preferência antes dos 35.

No Brasil, a taxa de nascimento de pessoas com síndrome de Down — caracterizada pela presença de um cromossomo extra no vigésimo primeiro par — é de aproximadamente um para cada 700 bebês.

Independentemente da sua idade, há algumas mudanças no estilo de vida que você pode fazer para ajudá-la a engravidar, como:

  1. deixar de fumar.
  2. reduzir o consumo de álcool.
  3. tomar ácido fólico.
  4. seguir uma dieta saudável.

O médico explica ainda que “se não houver nenhuma situação conhecida previamente como predisponente para o aumento de ameaças à saúde – como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças maternas prévias –, em princípio, a gravidez é considerada como de risco habitual".

A gravidez nessa idade é possível e não precisa ser sinônimo de problema. Com os cuidados adequados, esse período transformador na vida da mulher pode ser vivido plenamente. Aqui, na Pro Matre Paulista, você pode contar com profissionais especialistas no cuidado da saúde da mãe e do bebê durante a gestação.

Sim, é possível, mas devemos observar alguns fatos importantes.

Quais são os tratamentos para engravidar aos 40 anos? Quando o assunto é tratamentos para engravidar aos 40 anos, na maior parte das vezes, a realização da Fertilização in Vitro (FIV) com biópsia embrionária e análise genética é o tratamento mais indicado, pelas melhores taxas de sucesso.

Além dos problemas para a mãe, há riscos para o bebê, como o parto prematuro e a alta probabilidade de alterações cromossômicas numéricas ou estruturais, que podem causar a Síndrome de Down, por exemplo. Entretanto, assim como todo tipo de gravidez, existem riscos e benefícios.

As chances de alguém com 45 anos engravidar sem se submeter a nenhum tratamento de fertilização são bastante baixas: menos de 1%, segundo especialistas.

Riscos da gravidez depois dos 40 anos
Ainda decorrente da qualidade dos óvulos e da predisposição às doenças, a gestação tardia costuma ser classificada como de alto risco. Por esse e por outros motivos, é essencial fazer o acompanhamento pré-natal.

As chances de gerar um bebê com Down é maior à medida que a mulher envelhece, principalmente a partir dos 35 anos. Cerca de 80% dos que nascem com a trissomia 21 são filhos de mulheres mais velhas.

A mulher deve suprir a carência de ácido fólico antes de engravidar, porque as divisões celulares que podem gerar uma criança anormal ocorrem nas primeiras semanas de gestação e depois do tempo necessário para o teste de gravidez a anomalia pode já estar em processo.”