Quais são os riscos de uma faxineira?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Os resultados do levantamento mostraram que as trabalhadoras domésticas estão expostas aos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, a maior parte delas nunca recebeu treinamentos ou informações sobre segurança do trabalho e já sofreram acidentes de trabalho.

Riscos químicos: poeiras, gases, vapores, névoas. Riscos biológicos: vírus e bactérias; Riscos ergonômicos: postura ina- dequada, levantamento manual de peso, movimentos repetitivos; Riscos de acidente: ferramentas inadequadas, queda, máquinas e equipamento.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Fator de risco é um termo estatístico utilizado para designar uma condição ambiental, característica, ou comportamento que aumenta a probabilidade da ocorrência de determinada doença.

O diretor de Vigilância em Saúde, Lasier França, alertou que o uso de saneantes clandestinos é um perigo, podendo causar queimaduras, problemas respiratórios, irritações na pele e graves intoxicações.

Os principais riscos biológicos que podem ser encontrados em ambientes de trabalho são os microrganismos, como vírus e bactérias causadores de doenças, parasitas, internos como vermes, externos, como piolhos e protozoários, como o causador da doença de chagas.

Como prevenir?

  1. Utilização de EPIs como calçados, luvas e mangotes;
  2. Isolamento da fonte de calor;
  3. Ventilação adequada do ambiente;
  4. Utilização de protetor solar;
  5. Intervalos nos momentos de maior incidência solar.

Em geral, esse profissional apresenta o ensino médio completo e trabalha 44 horas semanais.

O que é risco físico? São todos os riscos que precisam do ar como meio de condução para se propagar, diferentemente dos biológicos e químicos, que dependem do contato direto do trabalhador, e os riscos físicos são por si só os agentes causadores como, por exemplo, ruídos, vibrações, temperatura, pressão, entre outros.

Segundo o advogado Jaques Bushatsky, o auxiliar de serviços gerais pode fazer tudo aquilo que esteja dentro da razoabilidade, seja na portaria, jardinagem ou faxina. Fora desse limite, há o risco do condomínio ter que pagar acúmulo de função ao funcionário, ou ainda, prestar esclarecimentos na Justiça do Trabalho.

As medidas de controle de risco são uma ferramenta crucial para ajudar na prevenção de acidentes ou ferimentos no local de trabalho. Elas devem fazer parte do plano mais amplo de saúde e segurança da empresa, fornecendo um método para identificar, controlar e reduzir os riscos presentes no local de trabalho.

Riscos ergonômicos

  • Postura inadequada;
  • Iluminação inadequada;
  • Ritmo excessivo de trabalho;
  • Jornadas de trabalho prolongadas;
  • Monotonia das atividades;
  • Levantamento e manuseio de cargas;
  • Movimentos repetitivos.

A mais simples e objetiva é: perigo é tudo aquilo que tem potencial de causar uma perda ou fatalidade. Sendo assim, qualquer situação pode apresentar um perigo. Por exemplo, dirigir sem carteira de motorista, um piso escorregadio, uma tempestade, uma área energizada, um produto químico.

Os riscos ocupacionais são os riscos de acidentes aos quais os trabalhadores estão sujeitos em um ambiente de trabalho. Esses riscos estão associados a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, presença de máquinas, calor, dentre várias outras possibilidades.