Quais são os riscos de uma cirurgia de fimose?

Perguntado por: ibelchior5 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Sangramento: Pode ocorrer sangramento durante ou após a cirurgia, mas geralmente é leve e controlado; Infecção: Embora seja raro, há um pequeno risco de infecção no local da incisão.

O tempo de repouso após a cirurgia de postectomia varia de acordo com o paciente. A recomendação geral é retomar as atividades moderadas de três a cinco dias após o procedimento, e a vida sexual é aconselhável no mínimo três semanas. Seu médico vai orientá-lo sobre o tempo que pode voltar à rotina normal.

“A cirurgia de fimose costuma ser realizada em crianças acima dos 5 / 6 anos de idade, que já estão crescidinhas, já aplicaram pomada e, , continuam com a fimose. As cirurgias em crianças mais novas, e até mesmo em bebês, são raras.

Cirurgia de fimose com sedação, anestesia geral ou regional
É feito na região da base do penis, logo abaixo do osso púbis, com uma agulha fina. Isso deixa a região amortecida durante e após a cirurgia. Dessa forma, o conforto no pós operatório é maior.

O paciente urina normalmente após o procedimento, e é recomendável manter o curativo até o dia seguinte. Orienta-se retirar as gases e a faixa peniana sob água corrente morna, pois pode haver alguma aderência à sutura.

Entre os principais tratamentos para fimose menos invasivos e com eficácia comprovada, é possível mencionar os exercícios específicos para retração do prepúcio e o uso de pomadas corticoides.

No grau 1, a retração é completa; No grau 2, a pele tem estreitamento na parte atrás da glande; já no grau 3, a exposição é gradual; no grau 4 a retração é muito reduzida, sem a possibilidade de expor a glande. No grau 5, considerada a forma mais grave, não é possível fazer a retração prepucial.

O rompimento provavelmente causará um sangramento, pois trata-se de uma região irrigada por veias e artérias. Se o rompimento for parcial, parte da pele ficará exposta, o que causa incômodo.

Quanto custa uma cirurgia de fimose? O valor de uma cirurgia de fimose pode variar bastante a depender de uma série de fatores como os honorários médicos, a região, custos hospitalares, entre outros. Porém, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores que variam de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00.

O mais importante durante o pós-operatório da fimose infantil é prevenir infecções nessa região. Para isso, a rotina da criança recém-operada conta com banhos de água morna e sabão, além da troca do curativo oclusivo durante todas as manhãs, mantendo a região íntima seca e livre de secreções.

Quem tem fimose pode ser pai? A resposta é sim. A presença de fimose moderada não impede o pênis de ejacular, ela apenas pode prejudicar a qualidade da relação sexual, causando desconforto ao invés de prazer. Ou seja, desde que não atrapalhe a ereção, o homem que é portador de fimose consegue ter filhos.

Como deve ser o preparo para o dia da cirurgia? Cirurgia para tratamento de fimose (ou postectomia) é considerado um procedimento de pequeno porte. Por esse motivo não é necessário uma internação no hospital antes do procedimento. Seu médico recomendará um jejum mínimo de 8h antes da cirurgia.

A movimentação adequada na região do prepúcio do seu filho durante a hora do banho pode garantir um tratamento eficaz para “eliminar” a fimose, garantindo que essa condição fisiológica desapareça naturalmente com o tempo, mesmo nos primeiros anos de vida.

A cirurgia consiste em retirar a pele que recobre a glande ao redor de toda a circunferência peniana, de modo que ocorra a sua exposição permanente. Após esse passo inicial, o urologista executa uma sutura com fio absorvível para unir a pele externa remanescente do pênis com a pele interna próxima à glande.

Entretanto, como em todo procedimento cirúrgico, são necessários os exames pré-operatórios, em especial exames laboratoriais (de sangue). A cirurgia de fimose (postectomia) é feita com o paciente acordado, com anestesia local e bloqueio do nervo peniano.

Sangramento: Pode ocorrer sangramento durante ou após a cirurgia, mas geralmente é leve e controlado; Infecção: Embora seja raro, há um pequeno risco de infecção no local da incisão.