Quais são os riscos de tomar complexo B?

Perguntado por: lfernandes2 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

Assim, como consequência do excesso de vitamina do complexo B circulante, é possível notar o aparecimento de alguns sintomas, como formigamento dos pés e das mãos, coceira e vermelhidão da pele, aumento da pressão arterial, cansaço excessivo, tonturas e desequilíbrio e dificuldade para dormir, por exemplo.

Este suplemento não é indicado para pessoas com doença de Parkinson e que estejam usando o medicamento levodopa. Pessoas com diabetes, que estejam usando medicamentos, assim como mulheres que estejam grávidas ou amamentando, devem sempre conversar com um médico antes de iniciar o uso de suplementos de complexo B.

As vitaminas do complexo B exercem várias funções no organismo, como a produção de energia, a manutenção da saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Elas também são fundamentais na prevenção de anemia e para evitar a baixa do sistema imunológico.

O indivíduo intoxicado por esse nutriente em excesso pode apresentar sintomas como náuseas, vômitos e aumento da pressão arterial. Segundo o especialista, é recomendado o consumo de 600 unidades internacionais diárias do nutriente, através de fontes alimentares, e 800 unidades para idosos e gestantes.

Auxiliando nas funções bioquímicas do corpo, esse suplemento é indicado tanto para pessoas que praticam atividades físicas intensas quanto para as que não o fazem. Atuando no combate a doenças crônicas e congênitas, o complexo B é de extrema importância para o bom funcionamento do organismo.

Cansaço e fraqueza muscular
Um dos principais sinais desse problema é o cansaço e também a fraqueza muscular. Isso porque a falta de vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B12, pode causar esses sintomas.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Após o início do tratamento, leva cerca de seis semanas para que os sintomas do sistema nervoso melhorem e oito semanas para a anemia melhorar. Uma deficiência de vitamina B12 também pode ocorrer sem nenhum sintoma.

Não se deve tomar vitaminas sem a orientação de um profissional da saúde.

Principais sintomas da deficiência
perda de peso ou de apetite (B2 e B7); sonolência (B1 e B5); dores de cabeça (B5 e B9); convulsões (B6);

Vitamina B12

Vitamina B12
Em especial, sua ação na manutenção do sistema nervoso e das hemácias (glóbulos vermelhos) é fundamental para evitar o cansaço. Isso porque a baixa dessa vitamina no corpo pode levar à anemia, uma das doenças que mais prejudica a disposição.

O que é a vitamina B12? A vitamina B12, como o próprio nome indica, faz parte do complexo B. Ela também é conhecida como cobalamina ou cianocobalamina — isso pois conta com o mineral cobalto em sua composição, além do cianeto.

Quais as vitaminas mais importantes para o organismo?

  1. Vitamina C (ácido ascórbico) ...
  2. Vitamina A (retinol) ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Vitamina E (tocoferol) ...
  5. Vitamina K. ...
  6. Vitamina D (calciferol)

Não existe risco de intoxicação nos quadros de elevação da vitamina B12, pois o próprio organismo é capaz de eliminar o que for excessivo. O excesso de vitamina B12 pode, eventualmente, aumentar a presença de espinhas.

Se você está entre as pessoas com pressão arterial elevada, não se esqueça de tomar abundante quantidade da vitamina B conhecida como folato.

Complexo B Comprimidos revestidos: Adulto: 1 comprimido 3 vezes ao dia ou conforme orientação médica. Complexo B Concentrado Comprimidos revestidos: Adultos: 1 comprimido ao dia ou conforme orientação médica. Solução Oral (Gotas): Crianças até 6 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia.