Quais são os riscos de não menstruar?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Como exemplo, a professora diz que se a mulher deixa de menstruar por falta da produção de hormônios femininos; ela pode apresentar disfunção sexual, osteoporose no futuro, pela falta de estrogênio, e ondas de calor.

Parar de menstruar engorda? Não. O que acontece é que os hormônios no período menstrual reduzem o inchaço que a mulher pode ter adquirido pela TPM, o que dá a impressão de que ela emagreceu. No entanto, não há estudos que comprovem a relação entre a suspensão do ciclo com aumento de peso.

Muitas mulheres engravidam mesmo sem um período menstrual regular e quem não menstrua, ovula também. Podemos dizer que é possível engravidar sem menstruar, mas com alguns poréns. Isso porque, a não menstruação ocorre por diferentes motivos e, dependendo da causa, é algo que pode ou não interferir na gravidez.

Interromper os ciclos menstruais mensais pode reduzir o risco de surgimento de endometriose, miomas uterinos, cistos de ovário, infertilidade causada por obstrução das tubas uterinas, câncer de mama, útero e ovário, além de amenizar as cólicas e auxiliar no combate à anemia e à tensão pré-menstrual.

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

A resposta é sim! Embora a menstruação ainda seja muito ligada ao gênero feminino, homens trans também podem menstruar, assim como pessoas não-binárias, intersexuais e tantas outras!

Você precisa descobrir porque não está ovulando. Pode ser desde uma alteração hormonal mais simples até menopausa precoce. Para cada problema existe um tratamento e se seu útero estiver bom, pode engravidar sim.

Olá! Não corre risco! Estando na menopausa não há mais ovulação e não há mais hormônios preparando seu útero para receber um ovo fecundado.

O principal remédio para ajudar a menstruação a descer é à base de progesterona3. A elevação proposital dos níveis de progesterona no organismo funciona como uma máscara, fazendo o organismo pensar que ovulou e estimulando a atividade do corpo lúteo.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

A ausência de menstruação por três ou mais ciclos consecutivos configura a Amenorreia. Apesar de não ser doença, é um sintoma que pode indicar outros problemas de saúde.

"Na maioria das vezes, se a mulher não menstrua mensalmente, algo está errado", diz Nadai. Os motivos para isso podem ser diversos: vão desde o uso de alguma medicação que esteja alterando o eixo hormonal até doenças (na maioria das vezes simples e não graves), como SOP ou hipotireoidismo.

A crença é antiga: bastaria misturar duas colheres de sopa de açúcar refinado em um copo de água, que a receita seria capaz de diminuir e até interromper o fluxo menstrual. Contudo, especialistas afirmam que a ideia não passa de mito, e não foram encontrados estudos ou evidências científicas que comprovem o fato.

Sim, é normal. Mulheres entram na menopausa por volta dos 50anos, podendo ser normal cerca de 5anos antes ou depois. Assim, a média de idade gira em torno de 45-55a. Procure um endocrinologista e faça sua avaliação de rotina.

Se você já se perguntou se pode entrar na piscina menstruada, fique sabendo que pode! A menstruação não é um limitante para nenhuma atividade. Portanto, se você tem vontade de entrar numa piscina, vá em frente! Ao contrário do que muitos pensam, entrar na água menstruada não favorece o risco de infecções.

Seja direta e objetiva.

  1. Diga algo simples, como: "Acabei de ficar menstruada e não estou me sentindo 100%."
  2. Você também pode falar algo como: "Aquela hora do mês chegou de novo..." e ele provavelmente vai entender.
  3. Muitos casais acabam inventando códigos engraçados para falar de menstruação.

Sim, homens transgênero e transmasculinos podem engravidar (1). De fato, eles engravidam na mesma proporção que pessoas que se identificam como mulheres e têm gravidezes mais planejadas que mulheres cisgênero (2). Mesmo assim, os sistemas de saúde não estão organizados para cuidar da gestação e do parto desses homens.

A “TPM” masculina também existe e é provocada pela diminuição dos níveis de testosterona. Mais conhecida como síndrome do homem irritável, a TPM masculina não tem um momento certo para acontecer, diferentemente da TPM feminina, que está associada a alterações hormonais mensais.

No caso das pacientes em tratamento oncológico, é possível que elas apresentem menstruação irregular enquanto o tratamento durar. “A quimioterapia afeta o funcionamento do ovário e faz com que, muitas vezes, as células germinativas sejam destruídas.