Quais são os riscos de furar o nariz?

Perguntado por: rbarbosa2 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

É preciso ficar atento as mudanças da pele para que não haja nenhum tipo de infecção no piercing do nariz no processo de cicatrização. Os riscos do piercing no nariz, além da infecção, podem ser pequenas protuberâncias no nariz que desaparecem sem problemas depois de um período de tempo.

Já os colocados nas orelhas, nos mamilos ou no umbigo são mais suscetíveis a rasgarem a pele do local. Em casos mais graves, os genitais podem levar à infertilidade como consequência de uma infecção grave na região e à obstrução da uretra devido a uma má formação da cicatriz.

Orelha e sobrancelha são os lugares menos arriscados.

O piercing de argola é simples e é o que mais passa imagem de moderno e fashion. Pode ser usado tanto na lateral do nariz quanto no septo. Geralmente o piercing da região do septo tem detalhes em pedras. Já o piercing de nostril, é conhecido pelos seu detalhe único de pedra, a zircônia e pode variar de tamanho e cor.

Não há lado certo do nariz para se colocar um piercing. Você escolhe o lado a seu gosto. Porém, de acordo com a medicina Ayurvédica, o piercing, quando feito na narina esquerda, ajuda a diminuir a dor do parto. Por isso, muitas mulheres optam por fazerem seus piercings do lado esquerdo do nariz.

Primeiramente, antes de colocar um piercing no nariz o profissional deve realizar o processo de higienização do local e das ferramentas que serão usadas para perfurar sua pele. Lavar bem as mãos e colocar um par de luvas estéreis e descartáveis.

– No banho, evite usar sabonete comum em sua perfuração. O mais indicado é fazer espuma com um sabonete neutro e passar de leve no seu piercing, sem movimentá-lo de mais, deixar a água escorrer e ao fim do banho secar seu piercing com uma gaze ou cotonetes (evite toalhas pois elas podem contaminar sua perfuração);

12 meses

Septo (nariz) e cartilagem da orelha: 6 a 8 meses; Nuca, mamilos, umbigo, cartilagem da orelha, aba no nariz, piercing no Tragus (orelha): 6 a 12 meses.

A dermatologista ainda destaca que algumas pessoas precisam ter cuidados redobrados se quiser usar piercing. “Pessoas com tendência a queloide e/ou cicatriz hipertrófica [problemas para cicatrizar machucados] devem evitar a colocação, pelo risco de desenvolver alguma dessas alterações no local do furo”.

Portanto, se você não pouca ou “nenhuma” dor, você deve começar por piercings nos seguintes lugares: lóbulo da orelha, lábio, sobrancelha e o piercing smiley. Essas partes do corpo doem menos, devido a quantidade de pele nessas regiões. Logo, será mais confortável para você perfurar.

Infecção, dor e inchaço são os problemas mais frequentes em quem acaba de colocar um piercing. Sua boca é um ambiente úmido, lar de grandes quantidades de bactérias reprodutoras, por isso uma ferida aberta na boca é um lugar ideal para a infecção, que pode rapidamente tornar-se fatal se não for tratada prontamente.

Use joias de boa qualidade que sejam dos seguintes materiais: aço cirúrgico, titânio ou nióbio. Outros tipos de jóias podem causar irritação na pele e não permitir a cicatrização. Em casos frequentes de inflamação, tente utilizar jóias que permitam que o ar circule livremente para ajudar na cicatrização.

Tente colocar gelo no nariz antes de perfurá-lo para anestesiar um pouco da dor.

Após a perfuração do nariz é normal que a área fique avermelhada.

R$ 23,00 ou em até 1x sem juros de R$ 23,00.

Para quem não sabe, piercings transversais são aqueles piercings que atravessam a parte superior da orelha. Transversal está na lista dos piercings mais dolorosos porque o indivíduo que decidir colocá-lo sofrerá com dois furos na orelha, resultando o dobro de pressão, dor e sensibilidade.

Nós destacamos três materiais ideais para a realização da perfuração do piercing. São eles: Aço cirúrgico, Titânio e Nióbio. Esses materiais são os mais indicados, pois, são materiais biocompatíveis, ou seja, amigos do corpo. Além disso, diminuem o risco de reações alérgicas.

Em relação aos cuidados, a alimentação também tem influência. Depois da perfuração, é bom evitar comer alimentos muito gordurosos, principalmente carne de porco e ovo, por um mês, pois podem dificultar a cicatrização. A limpeza da peça, com água e sabão é algo de que poucos se lembram de fazer.