Quais são os riscos da tatuagem?

Perguntado por: aguimaraes2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

A tatuagem pode ainda provocar alergia ao tatuado por conta da tinta; irritação com coceira; formação de queloide quando a cicatrização não é adequada; e risco de contaminação quando o estúdio e os materiais usados não são higienizados da maneira correta.

As tintas usadas podem conter substâncias toxicológicas alérgicas e provocar celulites, erisipelas e outras infecções na pele. De acordo com a infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Elisa Beirão, é importante exigir do tatuador que a tinta seja individualizada para cada cliente.

Segundo Stephanie Rizk, a toxicidade das tatuagens é constantemente associada às alergias de pele. Os desenhos, porém, também podem levar a outras reações inflamatórias e consequências como infecções, mutações genéticas e até mesmo câncer.

Tatuagem não é aconselhável para pessoas com alguma alergia aos pigmentos utilizados ou que já tenham alguma doença de pele (como psoríase e vitiligo).

A nova lei também proíbe tatuagens na cabeça, no rosto ou na parte da frente do pescoço.

Veja o que diz a Bíblia sobre o uso de tatuagens: “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR” (Levíticos 19:28).

O único versículo em que a Bíblia fala sobre tatuagem está no livro de Levítico no Antigo Testamento. O texto bíblico diz: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR” (Levítico 19:28).

Essa tinta pode sair acompanhada por sangue e uma secreção, chamada plasma. Esse processo pode demorar alguns dias para passar, mas tudo isso faz parte da cicatrização da tatuagem. Já conhece o clube de vantagens DermaClub?

Depois de sua morte, a associação entra em contato com o embalsamador para que recorte o pedaço de pele em que está a tatuagem e o envie num recipiente de conservação temporária.

Saiba quais são os sintomas da pele tatuada alérgica
De acordo com a médica, em alguns casos, a alergia se desenvolve meses depois do procedimento. “Os sintomas mais comuns são placas vermelhas, inchaço, coceira, descamação e bolinhas.

Dez a cada das tatuagens causam problemas, como infecção, coceira prolongada,vermelhidão, sensibilidade ao sol e cicatriz. Os sinais podem durar de poucos meses e até muitos anos. É o que diz um estudo publicado no periódico científico Contact Dermatitis.

A tatuagem pode inflamar por diversos fatores, sendo os 3 principais, a falta de assepsia adequada pelo tatuador, ingestão de alimentos contraindicados e a exposição ao sol antes do período de cicatrização. Após tatuar, é comum sentir dor e febre no local por 2 ou 3 dias.

Alimentos gordurosos
Principalmente, as ruins, presentes nos ultraprocessados como salgadinhos e macarrão instantâneo e nas frituras. O mesmo vale para as comidas de fast food, como hambúrguer e batata frita, além de doces industrializados como biscoitos recheados, balas, bolos de preparo fácil e barras de chocolate.

podem doar sangue? Tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação: após 12 meses do procedimento; se feitas em estabelecimento adequado (seguro) e com todos os cuidados necessários (assepsia correta e material descartável), o prazo é de 6 meses.

Uma tatuagem bem cuidada pode durar 25 anos, por exemplo, enquanto uma que teve exposição excessiva ao sol pode demandar retoques em menos de um ano. Após um ano, você pode voltar a ser um doador.

Você pode considerar tatuagens em lugares como: Lateral do bíceps, antebraço, ombros (parte da frente), glúteos, coxas (parte lateral e traseira) e panturrilha. Essas partes do corpo doem menos, devido a quantidade de gordura e músculo nessas regiões. Por isso, será mais confortável para tatuar.

Os primeiros desenhos marcados na pele eram usados para identificar escravos, criminosos e condenados. Entretanto, algumas mudanças culturais foram acontecendo e, com o tempo, as tatuagens começaram a ser usadas também pelos soldados romanos.

Segundo Francisco, existe um "exagero" na forma com a qual as pessoas estão cobrindo seus corpos, mas não existe problema em relação às tatuagens em si. — Não tenha medo de tatuagens — disse o Papa, antes de lembrar a quem o ouvia que, durante muitos anos, os eritreus desenharam uma cruz na testa: — A cruz era tatuada.