Quais são os riscos da cirurgia refrativa?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Dentre os riscos mais comuns relatados por pacientes, estão: olho seco, infecção, dor e desconforto, descolamento do flap, dificuldade visual, entre outros.

a cirurgia refrativa Lasik feita com o Laser de Femtossegundo é consideravelmente mais segura do que a cirurgia refrativa feita com o microcerátomo.

Em geral leva de 5 a 7 dias para o paciente apresentar uma visão mais estável e confortável e retomar suas atividades. A recuperação total pode levar até 3 meses.

Existe risco de ficar cego com a cirurgia refrativa? Não, não há risco do paciente ficar cego com a cirurgia refrativa.

A cirurgia refrativa pode ser realizada em pessoas entre os 18 e 40 anos. Para os mais novos, essa recomendação é feita para que todo o corpo esteja completamente desenvolvido. Já para as pessoas que passaram dos 40 existe a possibilidade de a presbiopia ter começado a agir.

As doenças que contraindicam a cirurgia refrativa são o ceratocone, a diabetes descompesada, o herpes ocular, a ambliopia severa, as distrofias corneanas e as doenças autoimunes mais graves. Também não é possível realizar o procedimento durante a gestação ou amamentação.

O procedimento tem duração média de 10 minutos para ambos os olhos, podendo variar de acordo com a técnica escolhida. O paciente poderá retornar às atividades de 1 a 3 dias após a cirurgia.

O ato de chorar em si não apresenta nenhum risco ou é sintoma de complicação da cirurgia. Mas é importantíssimo evitar de coçar os olhos nos primeiros dias da cirurgia, para preservar a região que está ainda em fase de cicatrização.

O grau operado não retornará mais.
Quando isso acontece de forma que possa interferir com a nitidez da visão, um novo ajuste com o laser pode ser feito, trazendo de volta a nitidez com a qual o paciente já estava acostumado.

É normal ficar “embaçada” nos primeiros dias de pós-operatório; Após alguns dias você observará uma melhora gradual. Em média com duas a três semanas a visão estará praticamente normal, permitindo na maioria dos casos um cotidiano sem maiores transtornos.

O custo da cirurgia refrativa varia de acordo com o grau do paciente e com a clínica onde será realizado o procedimento. Em média, o valor da cirurgia de miopia e astigmatismo é entre R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00 por olho.

Não há restrição ao uso de celulares, computadores, tablets ou televisão por parte dos pacientes. Deve-se sempre atentar para fazer este uso com proteção dos óculos escuros no primeiro mês após a cirurgia.

Posso dormir de bruços ou de lado depois de quanto tempo da cirurgia refrativa (PRK ou LASIK)? Aguarde uns 3 dias para dormir de bruços. De lado, liberado. Evite coçar os olhos e não entre no mar ou na piscina por 30 dias.

Piscinas e banheiras devem ser evitadas até dois meses após a operação. Atividades físicas de contato, como futebol, devem ser evitadas, pelo menos, quatro semanas após a cirurgia. É fundamental proteger os olhos de qualquer situação nas quais eles possam sofrer um choque acidental ou um trauma.

Pacientes sentem-se aptos a exercer atividades normais no dia seguinte à cirurgia refrativa na grande maioria dos casos. Os primeiros 2 a 3 dias após a cirurgia são os que necessitam maior atenção. Pode-se assistir televisão, ler e usar computador até no mesmo dia da cirurgia.

Muitas pessoas têm receio de fazer uma cirurgia refrativa para a correção do grau por medo de que ele volte depois de um tempo. O paciente só voltará a ter problemas de visão, como miopia, astigmatismo e hipermetropia, caso o grau não estiver estabilizado antes da cirurgia.

Exames necessários no pré-operatório da cirurgia refrativa

  • Aberrometria.
  • Ceratoscopia Computadorizada.
  • Paquimetria Ultrassônica.
  • Microscopia Especular de Córnea.
  • Tomografia da Córnea.