Quais são os riscos da cirurgia de fimose?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

"As complicações mais comuns são de infecção no local, sangramento, inchaço, hematoma e deiscência da sutura, quando os pontos da cirurgia se abrem", diz. Ele explica que a fimose é um estreitamento do prepúcio, pele que recobre a glande do pênis.

Os riscos envolvendo a cirurgia de fimose são muito pequenos, agende uma avaliação urologica para tirar suas duvidas. A postectomia é uma cirurgia considerada de baixo risco. As complicações possíveis seriam: infecção, sangramento de pequena intensidade e deiscência da ferida operatória (abertura dos pontos).

A cirurgia de fimose é realizada com a retirada da pele em excesso da região do prepúcio do pênis. O tempo de cicatrização é entorno de 30-45 dias com variações conforme evolução do quadro.

A postectomia costuma apresentar cicatriz a maior das vezes pouco evidente. No pós-operatório imediato ou mediato, pode acontecer ruptura de de alguns pontos levando a cicatrizes hipertróficas. No teu caso após 2 anos a cicatriz costuma estar consolidada e de difícil reversão com uso de pomadas ou cremes.

Tratamento

  1. Pomadas à base de corticóides, que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas facilitando que a pele deslize sobre a glande.
  2. Exercício de retração da fimose para meninos com mais de 5 anos. É um exercício para retração da pele do prepúcio sem forçar demais ou causar dor.

Boa tarde, isso varia muito de urologista para urologista (No geral em torno 1000-3000 reais).

Cirurgia para tratamento de fimose (ou postectomia) é considerado um procedimento de pequeno porte. Por esse motivo não é necessário uma internação no hospital antes do procedimento. Seu médico recomendará um jejum mínimo de 8h antes da cirurgia.

A cirurgia de fimose (postectomia) é feita com o paciente acordado, com anestesia local e bloqueio do nervo peniano. Ela costuma ser muito bem tolerada, em especial para pacientes acima dos 12 anos. Assim, é possível eliminar a dor no peri-operatório e também reduzir muito as dores durante o pós-operatório.

A fimose é uma condição comum nos meninos ao nascimento e costuma desaparecer em cerca de 90% dos casos até o primeiro ano de vida completo. No restante, pode desaparecer até a faixa dos cincos anos de idade sem a necessidade de um tratamento médico específico.

Seu médico vai orientá-lo como fazer isso, mas a recomendação geral é que o paciente retire durante o banho e lave a região cuidadosamente com água morna e sabão para remover todo o resquício do primeiro curativo após a cirurgia.

Tratar a fimose é fundamental para facilitar a higiene do pênis, diminuir o risco de balanopostites, corrigir a parafimose (estrangulamento da glande pelo prepúcio) e permitir relações sexuais mais confortáveis na vida adulta.

Cirurgia de fimose com sedação, anestesia geral ou regional
É feito na região da base do penis, logo abaixo do osso púbis, com uma agulha fina. Isso deixa a região amortecida durante e após a cirurgia. Dessa forma, o conforto no pós operatório é maior.

O ideal é não dormir de barriga para cima, e sim de lado - também pode ajudar ficar numa posição próxima à fetal, com os joelhos um pouco dobrados. Se nada disso funcionar, encha uma bolsa térmica (daquelas de borracha) com água gelada e mantênha-a em contato com o pênis.

Pode ocorrer desconforto local e sangramento leve após procedimento cirúrgico. Caso tenha sangramento de maior intensidade, dor forte, inchaço, ou qualquer outra alteração, procure urologista que realizou o procedimento.