Quais são os riscos associados à energia estática?

Perguntado por: emartins9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

A eletricidade estática pode ocasionar incêndios e explosões quando em excesso em ambientes com materiais inflamáveis. A eletricidade estática é descarregada por meio do aterramento. A eletricidade estática pode ser evitada pelo aumento da umidade do corpo e do ambiente.

Esse tipo de eletrização ocorre quando atritamos dois objetos, inicialmente neutros, e há a transferência de elétrons de um para o outro. O produto desse tipo de eletrização é um objeto carregado positivamente e outro carregado negativamente. Esse tipo de eletrização acontece, por exemplo, quando penteamos os cabelos.

A eletricidade estática é gerada pelo atrito do colchão com o corpo. Ela, por sua vez, eleva a produção do hormônio cortisol. O cortisol é muito importante no nosso dia a dia, especialmente para lidarmos com situações de pressão, mas é prejudicial ao sono. Ou seja, à noite é melhor evitá-lo.

Como evitar eletricidade estática

  1. Use tecidos naturais, como algodão. Evite esfregar seus dispositivos em tecidos sintéticos, como nylon ou poliéster.
  2. Se você estiver em ambientes fechados, use um umidificador.
  3. Hidrate a pele.

A eletricidade estática pode ser normalmente causada por dois materiais isolantes diferentes em movimento e que estejam em contato ou atrito. Os elétrons mais afastados do núcleo de um material são transferidos para o outro material, de forma que o material que perde elétrons se torna positivamente carregado.

Como eliminar eletricidade estática do seu corpo

  1. Um chuveiro ajuda sempre.
  2. Utilizar solas de couro.
  3. Despegue a roupa com laca.
  4. Fibras naturais.
  5. Recorrendo ao metal.

Tomar banho, nadar, se molhar, pode efetivamente eliminar a acumulação de carga eletrostática da superfície corporal: ao aumentar a umidade ocorre uma liberação parcial de eletricidade estática facilmente.

Enquanto na Cinemática estudamos o movimento sem nos interessamos no que causa o mesmo, e na Dinâmica se enfatiza o estudo da causa, a Estática estuda os corpos que se encontram com aceleração nula, sem alteração do seu movimento; é o que chamamos estáticos.

As cargas elétricas podem ser positivas ou negativas, que se referem aos prótons e elétrons. Existem três tipos de eletrização: atrito, contato e indução eletrostática.

Um exemplo comum no cotidiano é um monitor de computador carregado ou televisão. Ao aproximar os pêlos do braço ou o cabelo, estes ficam esticados conforme as forças de atração eletrostática devido à carga líquida do monitor. Os processos de eletrização são basicamente três: atrito, condução (contato) e indução.

As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA. Com intensidade próxima dos 100 mA, as paredes do coração executam movimentos descontrolados, o que é chamado de fibrilação.

Para evitar danos ESD, você deve descarregar a eletricidade estática do seu corpo antes de interagir com qualquer um dos componentes eletrônicos internos do seu computador, como um módulo de memória.

Choques estáticos
Acontece, por exemplo, quando tocamos na lataria de um automóvel que acabou de ser desligado e sentimos um “golpe” de formigamento ocasionado pelo choque. O choque estático pode acontecer também quando dois indivíduos, com cargas estáticas diferentes, se cumprimentam.

Em dias frios e secos, corpos eletrizados tendem a ficar mais tempo "carregados". O ar seco dificulta a troca de cargas. Neste caso, a chance de alguém eletrizado encostar em outro corpo e trocar cargas acumuladas é maior —assim como a sensação de choque.

Se é energia eletrostática basta que a pessoa toque em um corpo aterrado (por exemplo, uma torneira, uma janela metálica, …) e o excedente de carga elétrica será conduzido para fora do corpo da pessoa.