Quais são os remédios gratuitos pelo governo?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

De acordo com as diretrizes do programa, os medicamentos gratuitos distribuídos são aqueles para tratar hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, diabetes e asmas. Já os remédios com até 90% de desconto são aqueles que tratam colesterol alto, rinite, parkinson, osteoporose e glaucoma.

Para mais informações sobre o acesso a medicamentos no SUS dirija-se até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Quem pode solicitar medicamento gratuito pelo SUS? Desde que apresente a receita médica e o Laudo de Medicamentos Excepcionais (LME) fornecido pelo médico, o paciente pode fazer a solicitação do medicamento pelo SUS gratuitamente.

Para os beneficiários do programa Bolsa Família, todos os 40 medicamentos são gratuitos. O Farmácia Popular também oferece de forma gratuita, a todos os cidadãos, 22 medicações para controle da asma, da diabetes e da hipertensão.

Você pode adquirir medicamentos pelo SUS mesmo se a receita for de um médico ou dentista particular ou de um convênio.

De acordo com as diretrizes do programa, os medicamentos gratuitos distribuídos são aqueles para tratar hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, diabetes e asmas. Já os remédios com até 90% de desconto são aqueles que tratam colesterol alto, rinite, parkinson, osteoporose e glaucoma.

Para retirar, basta o usuário ir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF.

COMO FAÇO PARA CONSEGUIR REMÉDIO DE GRAÇA PELO FARMÁCIA POPULAR? Para conseguir os os medicamentos gratuitos ou com desconto, pelo Farmácia Popular, é preciso ir a um estabelecimento credenciado: farmácias e drogarias que exibem o selo "Aqui tem Farmácia Popular".

Procure a Secretaria de Saúde de sua cidade, e informe-se.

Beneficiários do Bolsa Família têm acesso gratuito aos 40 medicamentos disponíveis no programa Farmácia Popular, do governo federal. Para retirar, basta o cidadão ir até a uma unidade credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF.

Para isso, o remédio precisa ser considerado de alto custo, ou seja, um único medicamento representar mais que 70% do salário mínimo na data da compra e o tratamento todo deve superar esse valor. A exceção vai para medicamentos usados no tratamento de câncer, que podem ser reembolsados independentemente do custo.

Você pode retirar as medicações na farmácia pública ou no posto de saúde mais próximo. Esses órgãos são vinculados à Secretaria de Saúde do seu município.

Quais pessoas podem fazer uso do Programa Farmácia Popular? Todo cidadão de baixa renda, mediante apresentação da receita médica válida (365 dias para anticoncepcionais e 180 dias para os demais medicamentos ou fraldas geriátricas), juntamente com um documento com foto.

Você também pode consultar as drogarias e farmácias cadastradas no seu celular ou tablet pelo aplicativo do SUS (DigiSUS) ou pelo site MeuDigiSUS.