Quais são os relatórios contábeis exigidos por lei?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

As demonstrações contábeis obrigatórias são: o Balanço Patrimonial; a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); a Demonstração do Valor Adicionado (DVA); a ...

Principais demonstrações
De acordo com a Lei nº 11.638/07, as Demonstrações Financeiras obrigatórias são: Balanço Patrimonial (BP) Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPAc) Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

A Demonstração do Resultado do exercício (DRE) e o balanço patrimonial são necessários, anualmente. Além disso, para garantir uma boa gestão financeira, existem três relatórios em especial que você não pode omitir. Isso inclui DRE e Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC).

Criando o relatório fiscal
Seu relatório anual deve incluir: balanço patrimonial; declaração de renda; demonstração de fluxo de caixa.

Demonstrações contábeis
A DOAR deixou de ser obrigatória, enquanto passou a exigir-se a DFC para companhias abertas e fechadas com patrimônio líquido superior a 2 milhões de reais. A DVA passou a ser exigida para companhias abertas. Veja a redação do art. 176 da Lei 6.404, após as alterações da Lei 11.638/2007.

O conjunto completo das demonstrações contábeis, obrigatoriamente será composto por: - Balanço patrimonial. - Balanço patrimonial comparativo, contendo os dados do exercício atual e do imediatamente anterior. - Demonstração do resultado do exercício ou período.

O Fluxo de Caixa permite uma análise em curto prazo e a DRE possibilita um controle periódico de longo prazo da situação empresarial. O Fluxo de Caixa permite que você acompanhe o dinheiro disponível no caixa da sua empresa.

Tipos de relatório
Um relatório simples apresenta um relato simples de uma atividade, como o relatório de uma visita de estudo. Um relatório complexo é mais detalhado e requer mais exigência na sua elaboração, como um relatório de estágio. Os relatórios podem ser classificados em: crítico, de síntese e de formação.

Finalmente, podemos responder à pergunta do título e revelar que, na verdade, não há diferença entre as demonstrações financeiras e contábeis. Os dois termos são utilizados para designar o mesmo conjunto de documentos, já citados anteriormente, como o Balanço Patrimonial e a DRE.

Como fazer um relatório contábil em 5 passos

  1. Crie um plano de contas. ...
  2. Provisione todos os valores. ...
  3. Atue junto com o cliente. ...
  4. Use um centro de custos. ...
  5. Tenha um sistema contábil para auxiliar.

LEI Nº 11.638, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2007.
Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras.

Quais são as demonstrações obrigatórias pela Lei 6.404/76?

  • Balanço Patrimonial. ...
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) ...
  • Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) ...
  • Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) ...
  • Demonstração de Valor Adicionado (DVA) ...
  • Notas explicativas.

A Lei 11.638/2007 modificou a nomenclatura de alguns grupos de contas, passando o grupo do ATIVO PERMANENTE a ser dividido em Investimentos, Imobilizado, Intangível e Diferido, e o PATRIMÔNIO LÍQUIDO que perdeu a Reserva de Reavaliação e ganhou a conta de “Ajustes de Avaliação Patrimonial”.

O Relatório Gerencial Financeiro (ou relatório financeiro) é o tipo mais comum, e o mais importante, utilizado em empresas.

Os indicadores de desempenho financeiro são calculados a partir das principais demonstrações financeiras das empresas:

  • O Balanço Patrimonial;
  • A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício);
  • O DFC (Demonstrativo do Fluxo de Caixa).