Quais são os regimes fluviais mais comuns no Brasil?

Perguntado por: afurtado8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Existem rios de regime pluvial, quando sua vazão depende da água das chuvas; rios de regime nival, quando a origem das águas ocorre com o degelo; e rios de regime misto, que dependem do degelo e das chuvas. Um exemplo deste último é o Rio Amazonas.

Os regimes dos rios brasileiros são de predominância do tipo pluvial, isso quer dizer que os períodos de cheias e vazantes são determinados pela ocorrência de chuvas e secas, influência direta do clima na hidrografia.

Mais um caso de parônimo: tanto pluvial quanto fluvial são palavras que existem, têm escrita e pronúncia muito parecidas mas significados diferentes! Ambos são adjetivos que caracterizam a origem da água: no caso de pluvial a água é oriunda da chuva, e fluvial dos rios.

Existem rios de regime pluvial, quando sua vazão depende da água das chuvas; rios de regime nival, quando a origem das águas ocorre com o degelo; e rios de regime misto, que dependem do degelo e das chuvas.

Amazônica

Amazônica. É a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, com uma extensa área de aproximadamente 6 milhões de km².

O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.

Os rios brasileiros apresentam regime de alimentação pluvial, ou seja, são alimentados pelas águas das chuvas. Em decorrência de o clima tropical predominar na maior parte do território, as cheias ocorrem durante o verão, constituindo exceção alguns rios nordestinos, cujas cheias ocorrem entre o outono e o inverno.

As águas de todos os rios da Amazônia concentram 20% de toda a água doce e líquida do planeta. É a maior bacia de regime misto que existe, pois assume um regime pluvial - procedente das enchentes e vazantes das chuvas - e o regime nival, que procede do degelo das geleiras nas montanhas das Cordilheiras dos Andes.

Portanto, para celebrar a data, conheça um pouco mais sobre cinco rios muito importantes para o país:

  • Amazonas. A Amazônia é conhecida mundialmente pela quantidade de água doce que oferece, e o rio Amazonas é o principal da região. ...
  • São Francisco. ...
  • Tocantins. ...
  • Paraná ...
  • Tietê

rio Amazonas

O rio Amazonas, por exemplo, apresenta regime misto, sendo suas águas oriundas do derretimento primaveril dos Alpes Andinos e dos altos índices pluviométricos, que são as chuvas caídas na bacia.

O que é Regime pluvial:
Volume de água das chuvas durante o ano.

Rios perenes – são aqueles que correm o ano inteiro, ou seja, não apresentam interrupção no fluxo de suas águas sobre nenhum período, seja ele de seca, seja de cheia. Esses rios são alimentados por uma fonte contínua que faz com que o nível de suas águas nunca fique abaixo da superfície terrestre.

Pode até parecer a mesma coisa, mas água pluvial e água fluvial são coisas bem diferentes. A água pluvial é a água da chuva, enquanto que a água fluvial é relativa ou própria de rio. Outra coisa que você também não pode confundir é o tipo de despejo da água pluvial.

Existem ainda duas classificações para a drenagem de águas pluviais, que são dividas em:

  • Microdrenagem: para coleta de águas superficiais ou subterrâneas através de pequenas e médias galerias;
  • Macrodrenagem: inclui também galerias de grande porte e outros corpos receptores como rios e canais;

É a variação do volume de água dos rios durante o ano. O regime fluvial pode ser regular ou irregular. É regular quando o leito está sempre igual todo o ano, e é irregular quando o leito varia durante o ano.

Mesmo caracterizando o sertão baiano, a Bacia do São Francisco tem um regime tropical, isto é, tem uma cheia anual. Esse regime tropical deve-se, sobretudo, às chuvas que ocorrem na parte sul da bacia, no Estado de Minas Gerais. Apesar de ser rio de planalto, o São Francisco é navegado numa boa parte do seu curso.

O transporte fluvial é uma das modalidades de transporte mais antigas do mundo. Ela é caracterizada pelos deslocamentos de vários tipos de cargas e de pessoas em trechos navegáveis de rios e cursos d'água de um modo geral.