Quais são os recursos naturais utilizados na produção do papel?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Ele é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose – é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.

polpa de celulose

No Brasil, o papel para uso em impressão e na confecção de embalagens e de diversos outros produtos do nosso dia a dia é produzido a partir de polpa de celulose, fabricada por processos industriais cuja matéria-prima são as árvores.

Os papéis são fabricados com a polpa de fibras vegetais, procedentes de várias espécies como o eucalipto, algodão e outros. Os papéis mais comuns são feitos de fibras de madeira, enquanto os mais nobres são produzidos com fibras de algodão ou linho.

celulose

A celulose é uma substância extraída das árvores, ela é a principal matéria-prima para a fabricação do papel. A matéria-prima básica para a fabricação do papel é a celulose, que pode ser extraída de árvores.

A principal fonte de celulose utilizada pela indústria é a madeira. Esse processo é chamado de polpação. Nome dado devido ao processo de extração, que vai fazer a ruptura das ligações das fibras, dentro da madeira, dando origem a polpa de celulose.

Como cada resma possui 500 folhas, 20 resmas possuem 10 mil folhas tamanho A4 de 75 g/m2 de gramatura por tronco. Se uma árvore é capaz de dar vida a 10 mil dessas folhas, isso significa que para produzir uma folha de papel é necessário 1/10.000 de árvore.

Uma tonelada de papel reciclado pode evitar a derrubada de até 30 árvores adultas e fornecer sustento para inúmeras cooperativas. Adquirindo o papel da Hörlle, você estará evitando o sacrifício de parte destas árvores e ajudará a vida de milhares de pessoas que fazem da reciclagem o seu meio de sobrevivência!

No ano 105 d.C, o chinês T'sai Lun, ao realizar experimentos com uma tela de pano esticada no bambu e aplicação de fibras maceradas, descobriu um suporte que absorvia melhor a tinta: o papel. A descoberta do papel revolucionou o império chinês e foi utilizado apenas pelos chineses, por quase 600 anos.

A principal fonte de celulose é o lenho das árvores de eucalipto e pinus (Colodette et al, 2015), abundante na natureza. Sua composição química é um polímero formado de moléculas de glicose, representada por C6H10O5, e encontrada em variadas espécies.

Os recursos naturais são todos os elementos extraídos da natureza e que têm como finalidade suprir as necessidades humanas. Alguns dos recursos naturais que podemos citar são o solo, a água, o oxigênio, a energia solar, as florestas e os animais.

Biológicos: algodão, lã, carne, couro, peixes, ovos, entre outros. Energéticos: petróleo, urânio, gás natural, luz solar, entre outros. Minerais: ferro, nióbio, manganês, cobre, bauxita, granito, entre outros.

Que recursos naturais foram transformados para a fabricação desses objetos? R.: Madeira das árvores para fabricação de lápis e cadernos (papel).

grafite

Minas de grafite
Para a mina de grafite, usa-se uma mistura de argila tratada (semelhante à usada na fabricação de cerâmicas) com grafite moído, obtendo-se uma massa que é prensada da mesma forma que a mina colorida. O processo de corte e secagem é o mesmo.

Nos primeiros lápis, pedaços de grafite eram enrolados em cordas ou pele de animais para facilitar o manuseio. Mais tarde, alemães começaram a usar pedaços de madeira para cobrir a grafite. O apetrecho foi evoluindo até ganhar uma borracha na ponta em 1858, invenção do americano Hyman Lipman.

Processo de reciclagem
Papéis coletados, normalmente, estão misturados com outras substâncias – na impressão de logotipos, como adesivos. Na primeira etapa do processo de reciclagem, o material coletado é triturado e forma uma espécie de pasta de celulose, que é peneirada com o objetivo de retirar todas impurezas.

Em 2020, o Brasil lidera o ranking mundial, ao exportar mais de 15 milhões de toneladas de celulose, o que o torna um grande fornecedor mundial desse insumo. Em 2020, mais de 70% da produção brasileira foi destinada ao mercado externo.

Qual é a cor da celulose pura? Sem lignina, a celulose torna-se branca. Para o processo de branqueamento do papel, a celulose é tratada com reagentes químicos que tem a função de melhorar a pureza química, limpeza e alvura.

  • Celulose fibra longa. A celulose de fibra longa PineCel™ tem mais resistência, capacidade de absorção, volume específico e porosidade e é a solução ideal para a produção de papéis dos segmentos de tissue, embalagens e papéis especiais.
  • Celulose de fibra curta. ...
  • Celulose fluff.

Ele é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose – é a partir dela que o papel é fabricado.

São diversas as propriedades do papel: espessura, gramagem, textura, resistência e cor. A espessura é mais variável e diz respeito à grossura da folha de papel, desde o fino papel de seda até às cartolinas e cartões. A gramagem depende da espessura da folha de papel e exprime-se pelo peso obtido por metro quadrado.

Estas propriedades são: alvura e brancura, cor, brilho, opacidade, composição das fibras e cargas, composição da camada, conteúdo de umidade, pH, resistência à luz, colagem e resistência à água, permanência, durabilidade, adesão, resistência química, compressibilidade, rigidez, estabilidade dimensional, formação e ...