Quais são os recursos naturais utilizados na fabricação do caderno?

Perguntado por: udamasio8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Os papéis são fabricados com a polpa de fibras vegetais, procedentes de várias espécies como o eucalipto, algodão e outros. Os papéis mais comuns são feitos de fibras de madeira, enquanto os mais nobres são produzidos com fibras de algodão ou linho.

Que recursos naturais foram transformados para a fabricação desses objetos? R.: Madeira das árvores para fabricação de lápis e cadernos (papel). Petróleo para fabricação de régua e caneta (ambas de plástico).

As árvores são trituradas e a polpa é colocada em ácido. Na fabricação manual de papel, a matéria-prima, sendo ela palha, folhas, cortiça, tecidos ou outros materiais fibrosos, são colocados numa tina ou recipiente com água e esmagada para separar as fibras.

Como cada resma possui 500 folhas, 20 resmas possuem 10 mil folhas tamanho A4 de 75 g/m2 de gramatura por tronco. Se uma árvore é capaz de dar vida a 10 mil dessas folhas, isso significa que para produzir uma folha de papel é necessário 1/10.000 de árvore.

celulose

A matéria prima do papel é a celulose.
Em contrapartida, as árvores não são compostas apenas de celulose. Por isso, na produção de papel é importante o desfibramento, a deslignificação e a lavagem da madeira, ou seja, a retirada dos outros compostos da madeira.

Ele é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose – é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.

Alegria, principalmente dos pequenos alunos do Ensino Fundamental para pintar nas aulas de Artes, os lápis de cor são feitos com madeira, geralmente de pinheiros.

Os recursos naturais podem ser:

  • Biológicos: vegetais, animais e florestas;
  • Hídricos: lagos, rios, mares, oceanos;
  • Minerais: minérios, rochas, areia, argila, carvão;
  • Energéticos: luz solar, vento, água.

O uso dos recursos naturais pode ser feito tanto para exploração econômica como para geração de outros bens que serão usados em benefício do homem, como é o caso dos recursos naturais que são transformados em energia ou do uso da água.

A borracha natural, como explicamos, é feita do látex, líquido espesso e branco extraído da seringueira. Já as sintéticas são feitas a partir de derivados do petróleo, obtidos por meio de processo industrial. Além disso, as borrachas de apagar naturais foram os primeiros modelos criados.

Um profissional formado em papel e celulose deverá atuar em diversas partes da transformação da celulose em papel e outros produtos, planejando, executando e supervisionando os processos de secagem e corte na produção de papel.

O termo matéria-prima denota materiais em estado não processado ou minimamente processados; por exemplo, látex bruto, petróleo bruto, algodão, carvão, biomassa bruta, minério de ferro, ar, toras, água ou "qualquer produto da agricultura, silvicultura, pesca ou mineral em sua forma natural ou que tenha sofrido a ...

Também conhecidos como materiais de utilização direta na produção, são aqueles imprescindíveis na produção de um determinado produto. A matéria prima é o material que se agrega fisicamente ao produto que está sendo fabricado, tornando-se parte dele.

PERGAMINHO DE COURO DE CORDEIRO
Ao invés de enrolar, os egípcios começaram a dobrar o papiro, formando vários cadernos, empilhando-os e costurando-os para que ficassem unidos. Com o manuseio, as primeiras e ultimas folhas se estragavam, então começaram a usar madeira para proteger a pilha de cadernos.

A técnica utilizada pelos chineses para a produção de papel, passava por fazer essa pasta, peneira-la até obter uma camada fina e depois levar a secar ao sol. Hoje em dia, o papel é feito a partir da madeira, da qual são extraídas fibras de celulose, convertidas em papel após uma série de processos industriais.

Eles possuem um espiral e essa divisão em matérias ocorre por meio de umas folhas de cores diferentes que aparecem no início do caderno e depois de 20 em 20 folhas. Se a gente divide 200 folhas por 10 matérias obtém 20 folhas por cada matéria.

Da madeira ao papel
Como você deve saber, o papel vem da árvore, mas o único componente da madeira utilizado na produção é a fibra da celulose.

12 – O que é, o que é? Faz parte das árvores e dos cadernos. R: As folhas.

Os troncos das árvores variam em tamanho, forma, textura e cor. Dele é extraída a madeira que utiliza-se para construção de casas, móveis, ferramentas, pisos e até mesmo lápis. É também do tronco de algumas árvores que é extraída a matéria prima (celulose) para fazer o papel.

Dentre os usos mais comuns, estão as confecções de móveis, tábuas para construções civis, produção de artigos de luxo, instrumentos musicais, palanques, pisos laminados, fabricação de barcos, além de muitos outros produtos.

O papel é um material de origem orgânica, constituído por fibras de origem vegetal entrelaçados e distribuídos na forma de folhas ou rolos. As fibras utilizadas na fabricação de papel são formadas de celulose, extraídas da madeira de árvores.